Hoje, acontece o lançamento do 10º álbum de estúdio do Coheed and Cambria, o monumental “The Father of Make Believe”, via Virgin Music Group. O álbum inclui os singles previamente divulgados “Goodbye, Sunshine”, que chegou no início desta semana, “Blind Side Sonny”, “Searching For Tomorrow” e “Someone Who Can”, esta última que atualmente está no Top 25 das paradas de rádio alternativas.
O vocalista e guitarrista principal, Claudio Sanchez, conversou recentemente com a Billboard sobre o novo álbum, o legado do Coheed and Cambria e as próximas turnês da banda como atração principal.
No início desta semana, o Coheed and Cambria celebrou o lançamento de “The Father of Make Believe” com um show intimista no Irving Plaza, em Nova Iorque, que foi transmitido ao vivo pelo VEEPS para o mundo todo e disponibilizado no YouTube.
“The Father of Make Believe” explora um novo território sonoro em meio a guitarras estridentes, baterias explosivas como fogos de artifício e a voz intensa e poderosa de Sanchez, que guia os ouvintes através de momentos de calmaria e turbulência. Narrativamente, o álbum dá continuidade à história do universo The Amory Wars / Vaxis, que foi apresentado no álbum de 2022, “Vaxis Act II: A Window of the Waking Mind”. No entanto, a verdadeira inovação do álbum está na forma como Sanchez assume o papel de personagem principal. Ele sempre usou sua composição épica para mascarar histórias pessoais – reflexões sobre um pai viciado, memórias de seu avô querido, preocupações sobre criar um filho em um mundo cruel e medos e esperanças em torno do amor de sua vida. Desta vez, ele escreve de forma mais direta sobre sua vida e, especialmente, sobre sua trajetória incomum. Sanchez é o “The Father of Make Believe”, observando de cima o mundo que criou.
Além disso, Sanchez anunciou recentemente sua nova guitarra, The Jackhammer, nomeada em homenagem à famosa linha da música “In Keeping Secrets of Silent Earth: 3” – "man your own jackhammer”. The Jackhammer é a primeira criação de sua nova empresa de guitarras e música, a Evil Instruments. O modelo foi completamente projetado por Sanchez, com a ajuda do técnico de guitarra de longa data Kevin Allen e aperfeiçoado pela Dunable Guitars, de Los Angeles.
O Coheed and Cambria embarcará em uma turnê conjunta com o Taking Back Sunday, em agosto e setembro, seguindo a turnê conjunta de arena com o Mastodon, em maio e junho. Em julho, a banda se apresentará no festival “2000 Trees”, no Reino Unido, ao lado de Kneecap, Taking Back Sunday, Alexisonfire e mais. Já em novembro, o Coheed realizará o cruzeiro “S.S. Neverender 2025”, com Thursday, L.S. Dunes, The Dear Hunter, Illuminati Hotties, Zulu e outros. Mais informações aqui.
Nos últimos 20 anos, o Coheed and Cambria tem quebrado os padrões do que uma banda de rock pode ser, traçando seu próprio caminho e construindo um universo musical sem igual. Seja na forma como sua abordagem musical atravessa gêneros sem se limitar a um só ou na narrativa multifacetada de seus álbuns e histórias em quadrinhos – que compõem a saga conceitual mais longa da música –, a banda sempre estabeleceu novos padrões sem jamais se conformar. Formada por Claudio Sanchez (vocal/guitarra), Travis Stever (guitarra), Josh Eppard (bateria) e Zach Cooper (baixo), a banda conquistou fãs e a crítica ao redor do mundo com suas composições visionárias e sua maestria conceitual.
Confira a tracklist completa de “The Father of Make Believe”:
1. Yesterday Lost
2. Goodbye, Sunshine
3. Searching For Tomorrow
4. The Father of Make Believe
5. Meri of Mercy
6. Blind Side Sonny
7. Play The Poet
8. One Last Miracle
9. Corner My Confidence
10. Someone Who Can
11. The Continuum I: Welcome to Forever, Mr. Nobody
12. The Continuum II: The Flood
13. The Continuum III: Tethered Together
14. The Continuum IV: So It Goes