As trends do momento chegaram comprovando a capacidade que um sample tem de chamar a atenção e atrair novos ouvintes para uma faixa atemporal lançada originalmente nos anos 1970, mas também mostram que as redes sociais também guardam espaço para as novidades icônicas que surgem na indústria musical. Além disso, a emoção provocada por canções tão queridas pelo público sempre é um motivo forte o bastante para manter em evidência determinadas faixas. Saiba quais são os movimentos de maior repercussão:
● “Esperar Pra Ver” – Evinha
Ao aparecer como sample em um lançamento do rapper BK', a cantora brasileira Evinha tornou-se uma sensação nas redes sociais na primeira quinzena de fevereiro. Com isso, um de seus sucessos dos anos 1970, “Esperar Pra Ver”, contido no álbum “Cartão Postal” (1971), foi resgatado por internautas em trends nas plataformas de vídeos curtos e cresceu também em consumo no streaming. A faixa está há 18 dias seguidos no chart viral do Spotify Brasil, onde sua maior colocação foi, até o momento, o 34º lugar. Além disso, entre 27 de janeiro e 7 de fevereiro, foi registrado no Spotify um crescimento de 250% no consumo diário de “Esperar Pra Ver”.
Evinha se pronunciou sobre este movimento em uma postagem no Instagram: “Gravei ‘Esperar pra ver’, de autoria do meu irmão Renato Corrêa com o querido Guarabyra em 1971. Cinquenta e quatro anos depois… fico feliz que a canção esteja ecoando mundo afora, passando de geração pra geração. Agora mais uma alegria! Aqui vai um trecho de ‘Cacos de vidro’ – (feat. Evinha), faixa do álbum recém-lançado pelo talentoso @bkttlapa. Obrigada pelo convite! 🙏🏽”.
As trends que envolvem a canção consistem em enaltecer a música e a artista que a gravou, ou simplesmente destacar sua letra. Confira alguns exemplos:
Ouça “Esperar Pra Ver”, de Evinha, na playlist Nostalgia Anos 70, 80 e 90, do UMusicPlay.
● “DENIAL IS A RIVER” – Doechii
Vencedora do GRAMMY® de Melhor Álbum de Rap, por “Alligator Bites Never Heal” (2024), Doechii inspira uma série de postagens nas plataformas de vídeos curtos ao som de “DENIAL IS A RIVER”, que também apresenta estabilidade nos charts, mantendo-se em alta. O hit está há 68 dias seguidos no chart viral do Spotify Brasil, onde sua maior colocação foi o 1º lugar. Na atualização mais recente do Top 200 do Spotify Brasil, que considera a contagem de streams desta segunda-feira (17), “DENIAL IS A RIVER” voltou ao ranking, aparecendo na 196ª posição. Ao todo, a canção já apareceu 11 dias na lista.
As postagens de maior repercussão sonorizadas com “DENIAL IS A RIVER” envolvem trends de dança ou que destacam sua letra. Veja:
Ouça “DENIAL IS A RIVER”, de Doechii, na playlist Hip Hop Internacional, do UMusicPlay.
● “Metade da Estrada” – Henrique & Juliano
“Nem toda dor é constante / Nem toda foto é pra sempre na estante”. É com os poderosos versos de “Metade da Estrada” que Henrique & Juliano mantêm em alta esta canção de 2018, contida no álbum “Menos É Mais (Ao Vivo)”. Na primeira quinzena de fevereiro, se alastrou pelas redes sociais um vídeo do próprio Henrique cantando informalmente a música, enquanto expressava intensamente toda a emoção que ela carrega. Além disso, também repercutiu uma série de postagens que destacam sua letra. Assista:
Ouça “Metade da Estrada”, de Henrique & Juliano, na playlist Topnejo, do UMusicPlay.
● “Big Girls Don’t Cry (Personal)” – Fergie
Inspirados pelo hit “Big Girls Don’t Cry”, do álbum “The Dutchess” (2006), da cantora Fergie, internautas têm participado de diferentes trends nas plataformas de vídeos curtos. Boa parte das publicações adota tons irônicos, como uma resposta à frase “nunca mais te vi”, que diz “obrigada, eu lutei muito por isso!”, além de respostas personalizadas à mensagem “você ficou estranha”, como por exemplo, “sim, é porque eu sinto falta dele”. Há ainda postagens cômicas, como uma declaração de amor que diz: “você nunca vai poder dizer que eu te amei por dinheiro, porque você nunca tem”. Outras criações apresentam reflexões sobre vida ou fazem alusão ao Dia de São Valentim (14 de fevereiro), data em que é celebrado o amor nos EUA, destacando o verso: “I'll be your best friend and you'll be my, valentine”. Confira exemplos de postagens:
Ouça “Big Girls Don’t Cry (Personal)”, de Fergie, na playlist Nostalgia Anos 2000, do UMusicPlay.