Elton John e Brandi Carlile anunciam novo álbum de estúdio, “Who Believes In Angels?”, para o dia 4 de abril

Álbum colaborativo, escrito por Elton, Brandi, Bernie Taupin e Andrew Watt

Assista ao curta com o making of do álbum

Criado a partir de milhares de horas de filmagens espontâneas em estúdio, captando intimamente pela primeira vez todo o processo criativo dos artistas

Single com a faixa-título, “Who Believes In Angels?”, é revelado hoje

Álbum disponível em LP, CD & Digital — Pré-venda

Hoje, 5 de fevereiro, Elton John e Brandi Carlile anunciam os detalhes de seu álbum de estúdio colaborativo “Who Believes In Angels?”, que será lançado em 4 de abril pela Island EMI Records. Pré-venda disponível na UMusic Store. Também foi revelado hoje o novo single do álbum, a faixa-título “Who Believes In Angels?”.

O conceito de Who Believes In Angels? foi desenvolvido por amigos íntimos e colaboradores regulares de Elton John, pela superestrela americana Brandi Carlile, vencedora de onze prêmios GRAMMY, e pelo produtor e compositor Andrew Watt, também vencedor de vários prêmios GRAMMY®. Eles se propuseram a criar um álbum de estúdio genuinamente colaborativo entre Elton e Brandi. O álbum misturaria músicas de Elton e músicas de Brandi, com contribuição de Bernie Taupin (colaborador de longa data de Elton) e Brandi nas letras, e Andrew Watt, produtor e parceiro, atuando como produtor, mediador e condutor criativo. Depois de entrarem no Sunset Sound Studios, em Los Angeles, em outubro de 2023, com uma folha de papel totalmente em branco, eles saíram de suas zonas de conforto para escrever e gravar um álbum totalmente do zero em apenas 20 dias. Foram apoiados por uma banda de músicos de primeira classe composta por Chad Smith (Red Hot Chili Peppers), Pino Palladino (Nine Inch Nails, Gary Numan e David Gilmour) e Josh Klinghoffer (Pearl Jam, Beck).

Assista a um curta-metragem sobre o processo de produção de “Who Believes In Angels?”:

Esta é a primeira vez que Elton permite que câmeras filmem suas sessões de composição e gravação. Câmeras estáticas posicionadas pelo estúdio captaram milhares de horas de imagens brutas e documentaram todo o processo criativo — colapsos, descobertas, lágrimas, folhas de letras rasgadas e tudo mais. As filmagens espontâneas oferecem aos fãs uma visão sem precedentes e extremamente honesta do processo criativo emocionalmente turbulento de Elton, Brandi e o restante da equipe.

Os resultados dessa fricção criativa são impressionantes; o escopo caleidoscópico de Who Believes In Angels? gera comparações a alguns dos melhores trabalhos de Elton. As baladas coexistem com o rock and roll cru, as canções pop e a música de raiz americana em tons de country se misturam com a psicodelia de sintetizadores. É um álbum tão inesperado quanto triunfante. Elton parece totalmente revitalizado. Brandi soa como uma cantora e compositora no auge absoluto de seu talento, sua voz se encaixa com a de Elton como uma mão em uma luva. As músicas resultantes conseguem, de alguma forma, ser inequivocamente o trabalho de Elton John e Brandi Carlile, ao mesmo tempo em que soam diferentes de qualquer álbum que ambos tenham feito antes.

Elton diz: “Este disco foi um dos mais difíceis que já fiz, mas também foi uma das melhores experiências musicais da minha vida. Ele me deu um lugar onde sei que posso seguir em frente. ‘Who Believes In Angels?’ é como entrar em outra era, estou abrindo a porta para o futuro. Tenho tudo o que fiz por trás de mim e tem sido brilhante, incrível! Mas este é um novo começo para mim. No que me diz respeito, este é o início da fase 2 da minha carreira”.

Brandi diz: “Ainda estou me recuperando do fato de ter feito isso. Acho que tudo se eleva com os padrões de composição de Elton John. Foi um ambiente incrivelmente desafiador e inspirador para se trabalhar, todo mundo dando ideias e ouvindo as ideias dos outros. Parecia uma família. O mundo é um lugar selvagem para se viver neste momento. É difícil encontrar paz e triunfo. É um ato radical buscar acontecimentos alegres e eufóricos. E é isso que esse álbum representa para mim”.

O single e faixa-título do álbum, “Who Believes In Angels?”, também é revelado hoje. Trata-se de uma colaboração real, assim como todo o resto do álbum: Brandi escreveu a letra e Elton o tema, antes de Andrew se unir a eles para juntar tudo. Desde os acordes iniciais do piano, é inconfundível o toque de clássicos de Elton John que consegue acenar para as glórias do passado e soar completamente moderno e voltado para o futuro. Os vocais agudos de Brandi se fundem primorosamente com os de Elton em um refrão imponente carregado de sintetizadores, tão impactante quanto muitos de seus clássicos mais amados.

Who Believes In Angels?” também traz a música indicada ao Oscar de 2025, “Never Too Late”, criada especialmente para o documentário do Disney+ de mesmo nome e lançada no ano passado com ampla aclamação da crítica. Ouça e assista ao vídeo:

Uma história linda, reflexiva e edificante sobre como encontrar a felicidade e a redenção no amor e na família, a canção “Never Too Late” é o final realmente apropriado para o documentário que se passa durante a rolagem dos créditos do documentário “Never Too Late”. Ele acompanha Elton relembrando sua vida e os surpreendentes primeiros dias de sua carreira de 50 anos em uma jornada emocionalmente carregada, íntima e inspiradora. Dirigido por R.J. Cutler e David Furnish, o documentário pode ser assistido agora no Disney+.

*Elton John e Brandi Carlile / Crédito da foto: Peggy Sirota

Lista de faixas de “Who Believes In Angels?”:
1
. The Rose Of Laura Nyro
2. Little Richard’s Bible
3. Swing For The Fences
4. Never Too Late
5. You Without Me
6. Who Believes In Angels?
7. The River Man
8. A Little Light
9. Someone To Belong To
10. When This Old World Is Done With Me

Sobre Brandi Carlile:
Brandi Carlile
é uma cantora, compositora, intérprete e produtora vencedora de 11 prêmios GRAMMY®, vencedora de dois prêmios EMMY, autora de best-seller #1 na lista do The New York Times e conhecida como uma das vozes mais respeitadas da música. Ao longo de sua aclamada carreira, Carlile lançou sete álbuns de estúdio, incluindo o mais recente, “In These Silent Days”, vencedor de três prêmios GRAMMY®. Além disso, Carlile continua seu trabalho como produtora renomada com projetos recentes de Joni Mitchell e Brandy Clark, ambos vencedores do prêmio GRAMMY®. Ela também produziu e gravou uma versão de “Closer To Fine”, das Indigo Girls, com sua esposa, Catherine, que foi incluída em “Barbie The Album”, bem como uma versão de “Home”, que foi apresentada na última temporada de Ted Lasso. Em janeiro de 2025, ela recebeu sua primeira indicação ao Oscar, na categoria Canção Original, por “Never Too Late”, faixa escrita com Elton John, Bernie Taupin e Andrew Watt para o documentário da Disney+ de mesmo nome, sobre a vida e a carreira de Elton.

Adorada por seus colegas, Carlile colaborou com artistas como Elton John, The Highwomen, Soundgarden, Alicia Keys, Hozier, Noah Khan, Jacob Collier, P!nk e Dolly Parton. Carlile foi apontada pela Out Magazine como Ícone do Ano de 2023 e ganhou o prêmio Songwriter Icon da NMPA, em 2023, entre outros reconhecimentos. Além de musicista e escritora, Carlile é fundadora da Looking Out Foundation, que já arrecadou até o momento mais de 6 milhões de dólares para causas populares. Carlile vive na zona rural do estado de Washington com a esposa e duas filhas, Evangeline e Elijah.

Sobre Elton John:
As conquistas da carreira de Elton John até hoje são insuperáveis em amplitude e longevidade. Elton é um dos artistas solo mais vendidos de todos os tempos. Somente nas paradas do Reino Unido e dos Estados Unidos, ele tem dois Álbuns de Diamante, 43 de Platina ou Multiplatina e 26 de Ouro, além de mais de 85 sucessos entre os 40 mais vendidos. Vendeu mais de 300 milhões de discos em todo o mundo.

Entre os muitos prêmios e honrarias que lhe foram concedidos estão seis GRAMMYs®, incluindo o GRAMMY Legend, um Tony, dois Oscars, o prêmio BRIT de Melhor Artista Masculino Britânico, a indução ao Rock and Roll Hall of Fame e ao Songwriters Hall of Fame, o Kennedy Center Honor, o Legend of Live Award, 13 Ivor Novello Awards e um título de cavaleiro da Rainha Elizabeth II por “serviços prestados à música e serviços de caridade”. Em janeiro de 2024, Elton John entrou para o grupo de elite de vencedores EGOT (Emmy, Grammy, Oscar e Tony, os quatro principais prêmios da indústria do entretenimento) de Hollywood depois de receber seu primeiro prêmio EMMY pelo histórico show especial ao vivo no Disney+, “Elton John Live: Farewell from Dodger Stadium”.

É dele o single físico mais vendido de todos os tempos, “Candle in the Wind”, de 1997, que vendeu mais de 33 milhões de cópias. Lançado em 2017, “Diamonds”, o álbum greatest hits de Elton, comemorou os 50 anos de sua parceria com Bernie Taupin e chegou ao topo das paradas do Reino Unido em janeiro de 2025, alcançando o status de Disco de Platina Quádrupla.

Em 2019, vieram a autobiografia mais vendida do mundo, “ME”, e o filme “Rocketman”, fantasia épica sobre a vida do cantor que foi sucesso comercial e de crítica, arrecadando cerca de 200 milhões de dólares nas bilheterias e ganhando um Oscar e dois Globos de Ouro. Em 2024, veio “Elton John: Never Too Late”, documentário que acompanha Elton em uma retrospectiva de sua vida. Dirigido por R.J. Cutler e David Furnish, o filme estreou em dezembro de 2024, no Disney+.

Em 1992, Elton criou a Elton John AIDS Foundation, líder na luta global contra o HIV/AIDS, que já arrecadou mais de 600 milhões de dólares e financiou mais de três mil projetos em mais de 90 países.