Um novo ano chegou, e as redes sociais não tiveram descanso! Novas trends musicais surgiram, sejam para enaltecer o cinema nacional, destacar a letra de uma determinada faixa, provocar reflexão ou simplesmente criar um conteúdo divertido. Confira mais detalhes sobre as canções que voltaram com tudo:
● “É Preciso Dar Um Jeito, Meu Amigo” – Erasmo Carlos
A vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro deste ano, na categoria de Melhor Atriz em Filme Dramático, por sua atuação no filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, reacendeu a criação de postagens nas redes sociais ao som da canção “É Preciso Dar Um Jeito, Meu Amigo”, de Erasmo Carlos. A faixa integra a trilha sonora do longa-metragem, que faz homenagem à luta de Eunice Paiva [Fernanda Torres], que tenta desvendar o desaparecimento de seu marido, o político cassado pela ditadura e engenheiro civil Rubens Paiva, em 1971, bem no auge da truculência da ditadura militar. Somente no Instagram, ao longo do dia 5 de janeiro, antes da cerimônia do Globo de Ouro, foram contabilizadas 140 mil criações no Instagram sonorizadas com “É Preciso Dar Um Jeito, Meu Amigo”. Nesta mesma data, foram registradas 4.5 milhões de visualizações no Instagram.
“A escolha dessas músicas [da trilha sonora] foi extremamente importante para nós, porque naquela época [anos 1970], as músicas que você ouvia definiam você, diferente de hoje, quando algoritmos definem o que você vai ouvir. Nesse sentido, a inclusão de ‘É Preciso Dar Um Jeito, Meu Amigo’, de Erasmo Carlos, que aparece na metade e nos créditos finais, foi essencial”, disse Walter Salles ao LA Times.
Nas plataformas de vídeos curtos repercutiu uma série de publicações que fazem referência a “Ainda Estou Aqui” e à vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro, além de destacar a letra da música e a sua relação com o filme. Confira algumas postagens:
● “Messy” – Lola Young
O hit “Messy”, da artista multi-instrumentista britânica Lola Young, está há 41 dias seguidos no Top 200 do Spotify Global, onde sua colocação mais alta foi o 9º lugar. Na atualização mais recente, que contabiliza os streams do último domingo (12), a faixa alcançou a 13ª posição. No Spotify Brasil, a canção aparece há 26 dias seguidos no chart viral e, na atualização mais recente, ela ocupa a 6ª posição. Sua colocação mais alta até o momento foi o 2º lugar. Chama a atenção ainda que “Messy” aparece em 8º lugar no Shazam Brasil, o que evidencia o interesse do público pela faixa.
“Messy” também faz sucesso nas plataformas de vídeos curtos. Assista a algumas postagens:
Considerado um grande destaque internacional, “Messy” integra o álbum “This Wasn't Meant for You Anyway”, que foi lançado em 21 de junho de 2024 e é muito elogiado pela crítica especializada, possuindo nota 91 no Metacritic.
Com raízes no R&B, Lola Young, de 24 anos, começou a compor letras de música aos 11. Ela lançou seu primeiro projeto, “Intro”, em 2019, mas foi em 2021 que sua fama escalou, lhe rendendo uma indicação à categoria “Rising Star”, do BRIT Awards. Seu álbum de estreia, “My Mind Wanders and Sometimes Leaves Completely”, chegou em 2023 e foi logo seguido por “This Wasn't Meant for You Anyway”, no ano seguinte.
Ouça “Messy”, de Lola Young, na playlist Pop Internacional, do UMusicPlay.
● “La La La” – Naughty Boy e Sam Smith
Após grande repercussão de “Money On My Mind”, de Sam Smith, no final de 2024, chegou a vez de “La La La”, parceria de Naughty Boy com Sam, se alastrar pelas plataformas de vídeos curtos. A trend sonorizada com este hit, que soma mais de 741 milhões de streams no Spotify, vem tendo grande alcance no Brasil e expansão global. No Spotify Brasil, a faixa apresentou neste início de ano um crescimento de 29.5% no consumo diário. Além disso, “La La La” aparece no 26º lugar do Shazam Brasil. O hit integra o álbum “Hotel Cabana” (2013), de Naughty Boy. Assista a algumas postagens virais:
Ouça “La La La”, de Naughty Boy e Sam Smith, na playlist Pop Hits, do UMusicPlay.
● “Elle t’a tué” – Alonzo
A faixa “Elle t’a tué”, do rapper francês Alonzo, apresentou no começo de 2025 um súbito crescimento na quantidade de publicações nas plataformas de vídeos curtos. Boa parte das postagens destaca a letra da música ou mostra o autor do vídeo dublando a canção. O hit que integra o álbum “Capo Dei Capi” (2015) acumula 8.7 milhões de streams no Spotify. Veja alguns posts recentes:
Ouça “Elle t’a tué”, de Alonzo, na playlist Só As Trends, do UMusicPlay.
● “The Cut That Always Bleeds” – Conan Gray
O sucesso “The Cut That Always Bleeds”, contido no álbum “Kid Krow”, do cantor americano Conan Gray, conquistou internautas brasileiros em uma trend que viralizou entre o final de 2024 e o início de 2025. A faixa ultrapassa 190 milhões de streams, considerando somente o Spotify. Nas plataformas de vídeos curtos repercutem, em geral, postagens acompanhadas por alguma frase reflexiva. Veja:
Ouça “The Cut That Always Bleeds”, de Conan Gray, na playlist Indie Internacional, do UMusicPlay.