“Verbalize”, terceiro álbum do Natiruts, é lançado pela primeira vez em vinil duplo

A legião de fãs da banda brasiliense Natiruts já podem levantar suas bandeiras e celebrar. A Universal Music anuncia hoje a pré-venda do clássico álbum do grupo, “Verbalize” (2001), que será lançado pela primeira vez em vinil duplo.

Esse imperdível álbum já está em pré-venda na UMusic Store.

Lançado em 2001 com um Natiruts consolidado como a maior banda de reggae brasileira da virada do século 20, Verbalize celebra o roots reggae original do grupo de Brasília com o plus de uma produção musical contemporânea, sem perder a essência da banda. A sonoridade do álbum foi comandada pelos integrantes ao lado do amigo de longa data Tom Capone e com coprodução de Alexandre Kassin Mauro Manzoli. O trabalho, que agora é lançado pela primeira vez em vinil duplo, via Universal Music, se destaca pelos caprichados arranjos e instrumentos vintage, como órgãos Hammond e pianos Fender Rhodes. O projeto gráfico é assinado por Eduardo Carranque, com ilustração d’Os Gêmeos.

Disco 1 traz no Lado A as músicas “Jamaica Roots” (introdução), “Eu Luto”, que “chega chegando” no suingue e na mensagem de paz e justiça do grupo; a praiana “Verbalize”, primeiro sucesso do disco, um ‘chamado’ sempre presente no setlist dos shows durante toda a carreira da banda desde então; e “Dance Se Quiser Dançar”, reggae pra cima comandado pelo balanço da guitarra de Alexandre Carlo sobre as aventuras e desventuras da noite. O Lado B segue com o conselho “Tenha Os Olhos Sempre Abertos”; envolve os casais na romântica “Andei Só”, outro hit do disco, com a gaita marcante de Guigui Trotta e o flerte sonoro com o forró e o xote. O LP 1 finaliza  com a malemolência in natura de “Gotas de Vidro”.

Disco 2 do vinil duplo Verbalize inicia seu Lado A com a levada pra cima da libertadora “Flashes e Ambições” e um belo solo de guitarra de Beto Peres; o álbum continua sua trilha crescente em “Homem do Povo”, um rock reggae incisivo com participação de Rodolfo, então vocalista da banda Raimundos, que escreveu parte da letra sobre violência e desigualdade social. O álbum entra em modo “espacial” com a romântica “A Hipnose do Amor” e fecha deslizando na maresia do litoral baiano em “Discípulo de Mestre Bimba”, homenagem ao ícone da capoeira brasileira; a música de levada marcante tem seu grand finale com uma realista roda de capoeira conduzida pelos cânticos, palmas e berimbau.

Lado B do Disco 2 abre com “O Fundo do Mar”, reggae com letra filosófica sobre o equilíbrio entre o amor, a fé, a natureza e a tecnologia; anima com a canção alto astral “Tô de Bem”; e encerra o álbum em grande estilo com a instrumental “Voo do Carcará”, uma psicodélica viagem ao universo do reggae e das boas vibrações do Natiruts. A gravação contou com participações especiais dos músicos Marcos Lobato, no teclado, e Marcelo Lobato, na Steel Guitar, além de Bruno Wambier, que também adicionou seu teclado em todas as faixas do álbum. “Voo do Carcará” traz ainda áudios reais de conversas da banda no estúdio durante a gravação e se une em medley à faixa “Jamaica Roots”, a mesma da introdução do disco, porém desta vez azeitada e amplificada.

O LP Duplo Verbalize chega ao mercado no momento em que o Natiruts encerra sua longeva e bem sucedida carreira de 30 anos de estrada e uma legião de fãs que nasceu no coração do Brasil e se espalhou por todas as regiões do país. A comunicação sempre atenciosa e pioneira com o público – do tête-à-tête nos shows ao onipresente universo digital – garantiu a criação de uma das maiores comunidades de fãs da música pop atual, que vem se renovando nas últimas décadas.

Ao chegar em 2024, o grupo contabiliza nove discos de estúdio, quatro álbuns ao vivo e três DVDs, além de duas indicações ao Grammy Latino: Em 2013 com o álbum “Natiruts Acústico no Rio de Janeiro” na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo, e em 2021 com a música “Lágrimas de Alegria”, feat com a banda Maneva, na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa. O Natiruts pode pausar a carreira, mas suas mensagens e vibrações ao amor, paz e solidariedade já frutificaram e irão reverberar por muito tempo…!

Formação da banda Natiruts em 2001:
Alexandre Carlo – guitarra e voz
Izabella Rocha – vocal
Kiko Peres – guitarra
Luis Maurício – baixo e vocal
Bruno Dourado – percussão e vocal
Juninho – bateria

Ficha Técnica de “Verbalize”:
Produzido por Tom Capone e Natiruts
Direção Artística – Torcuato Mariano
Coproduzido por Alexandre Kassin e Mauro Manzoli.
Coordenação de Produção – Binho Modolo
Assistente de Produção – Luciano Tarta
Arranjos – Natiruts

Gravado nos estúdios Mega, Toca do Bandido e Monoaural de fevereiro a abril de 2001.
Mixado no estúdio Toca do Bandido por Tom Capone e Alvaro Alencar
Técnicos de estúdio: Marcio Gama (Mega), Luciano Tarta, Alvaro Alencar e Mauro Manzoli (Toca) e Fabiano (Monoaural)
Assistente de estúdio – Guthenberg Pereira (Mega) e Tomas Baptista (Toca).
Roadie de Gravação – Zé Ovo
Editado em Pro-Tools por Mauro Manzoli
Masterização – Ricardo Garcia / Magic Master.

Músicos convidados: Rodolfo – Vocal em “Homem do Povo”; Bruno Wambier – Teclado em todas as faixas; Beto Peres – Solo de guitarra em “Flashes e ambições”; Guigui Trota – Gaita em “Andei Só”; Marcos Lobato – Teclado em “Voo do Carcará”; Marcelo Lobato – Steel Guitar em “Voo do Carcará”

Direção de Arte e Fotografia – Marcelo Rossi / Fotografia adicional: Carina Zaratin
Designer gráfico: Eduardo Carranque / Ilustração “Mata Atlântica” – Os Gêmeos.

Repertório do LP “Verbalize”:

DISCO 1

LADO A:
1
. Jamaica Roots
2. Eu Luto
3. Verbalize
4. Dance Se Quiser Dançar

LADO B:
5
. Tenha os Olhos Sempre Abertos
6. Andei Só
7. Gotas de Vidro

DISCO 2

LADO A:
8
. Flashes e Ambições
9. Homem do Povo (Feat. Rodolfo)
10. A Hipnose do Amor
11. Discípulo de Mestre Bimba

LADO B:
12
. O Fundo do Mar
13. Tô de Bem
14. Voo do Carcará / Jamaica Roots

Dezembro de 2024
Por Kélita Myra
Fogo no Paiol Music Hub