#Trends e Novidades da Semana :: Universal Music Brasil :: 11.12.2024

A virada de mês foi marcada por uma série de novas trends musicais que se alastraram pelas plataformas de vídeos curtos. Uma delas teve uma origem específica para a repentina repercussão, que foi a homenagem póstuma feita por um game a um rapper muito querido pelo público. As demais fluíram por meio da criação de conteúdo usando métodos infalíveis, como a publicação de dancinhas, dublagem da letra da música, declarações de amor ou reflexões sobre a vida. Sempre há espaço também para postagens que ilustram temas diversos, que ganham um toque especial com uma faixa singular sonorizando o vídeo. Veja abaixo mais informações sobre as principais trends:

●     “Lucid Dreams” – Juice WRLD

O lançamento do álbum póstumo de Juice WRLD“The Party Never Ends 2.0”, no dia 30 de novembro, somado à homenagem que o artista recebeu no jogo Fortnite alguns dias antes, contribuiu para o crescimento de 178% no consumo diário no Spotify de um dos maiores hits do artista, “Lucid Dreams”. Somente nesta plataforma, a faixa acumula 2.7 bilhões de reproduções. Diante desse fenômeno, também foi registrada grande repercussão de “Lucid Dreams” nas redes sociais. No Instagram, foram contabilizadas 5.9 mil criações diárias sonorizadas com esse sucesso de Juice WRLD, que integra o álbum “Goodbye & Good Riddance” (2018). As postagens têm sido, em geral, relacionadas ao jogo.

Confira AQUI, AQUI, AQUI e AQUI.

Ouça “Lucid Dreams”, de Juice WRLD, na playlist Hip Hop Internacional, do UMusicPlay.

●     “Bailando” – Enrique Iglesias

A versão em espanhol do hit “Bailando”, que integra o álbum “SEX AND LOVE” (2014), de Enrique Iglesias, apresentou 3.9 mil postagens diárias no TikTok e 3.5 mil no Instagram, entre o final de novembro e o início de dezembro. Além disso, neste mesmo período, o Spotify verificou um crescimento de 43% no consumo diário de “Bailando”. Nas plataformas de vídeos curtos, a trend que conquistou os internautas é sobre levar a vida sempre dançando, ou melhor, bailando.

Confira estes exemplos AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI e AQUI.

Ouça “Bailando”, de Enrique Iglesias, na playlist Hits Latinos, do UMusicPlay.

●     “Que Sorte A Nossa” – Matheus & Kauan

A versão do sucesso “Que Sorte A Nossa”, nas vozes da dupla sertaneja Matheus & Kauan, lançada em 2015, se tornou febre nas redes sociais no final de novembro. Somente no Instagram, foram registradas mais de nove mil postagens diárias ao som deste hit. Enquanto isso, o Spotify contabilizou um crescimento de 12% no consumo diário de “Que Sorte A Nossa”. A trend consiste em destacar os versos apaixonados da música. Como parte desse movimento predominantemente romântico está a seguinte constatação dos fãs: “Te trair? Logo eu que cresci ouvindo essa”.

Assista a algumas publicações AQUI, AQUI, AQUI, AQUI e AQUI.

Ouça “Que Sorte A Nossa”, de Matheus & Kauan, na playlist Topnejo, do UMusicPlay.

●     “Put Your Records On” – Corinne Bailey Rae

Put Your Records On”, de Corinne Bailey Rae, foi um fenômeno nos anos 2000. Era impossível andar de bicicleta sem lembrar de seu contagiante refrão e das boas energias que seu videoclipe emanava. Na era das redes sociais, a música continua um sucesso, servindo de inspiração para diversas modalidades de conteúdo, seja de romance, família, culinária etc. Entre novembro e dezembro, foi registrado no Instagram um pico de 4.2 mil criações diárias sonorizadas com esse hit. Além disso, o Spotify apresentou um crescimento de 14% no consumo diário da canção, que integra o álbum “Corinne Bailey Rae” (2006).

Veja algumas publicações AQUI, AQUI e AQUI.

Ouça “Put Your Records On”, de Corinne Bailey Rae, na playlist Nostalgia Anos 2000, do UMusicPlay.

●     “Palpite” – Vanessa Rangel

A inclusão da faixa “Palpite”, de Vanessa Rangel, na trilha sonora da novela “Por Amor”, exibida em 1997 e 1998 pela TV Globo, impulsionou seu alcance em todo o Brasil e rendeu à artista a vitória na categoria de “Artista Revelação” do Prêmio Multishow, em 1998. Agora, depois de mais de 25 anos, a canção conquista as novas gerações. No Spotify, foi registrado um crescimento de 17% em seu consumo diário, no período entre novembro e dezembro. Ao mesmo tempo, diversas postagens ao som de “Palpite” mostram fãs dublando sua letra.

Confira exemplos de publicações AQUI, AQUI e AQUI.

Também viralizou um conteúdo específico de reflexão sobre a vida, gerando identificação generalizada entre os internautas: “Um dia você é criança e no outro você é um jovem adulto que faz almoço escutando MPB igual sua mãe fazia”. O vídeo repercutiu em diferentes páginas. Veja AQUI, AQUI e AQUI.

Ouça “Palpite”, de Vanessa Rangel, na playlist Trilhas Sonoras, do UMusicPlay.