Cazuza é um nome fundamental da música brasileira, mito e grande poeta de sua geração, autor e intérprete de inúmeras canções que há décadas seguem vivas na memória do grande público, conquistando uma a uma as novas gerações que vão chegando. Parafraseando a frase que virou meme, todo dia é dia de Cazuza, bebê.
A canção “Minha Flor, Meu Bebê” é um dos grandes sucessos do cantor e compositor carioca (1958-1990), uma inspirada parceria dele com Dé (ex-colega de banda no Barão Vermelho). Desde que foi lançada originalmente, em 1988, no álbum “Ideologia”, ela jamais saiu das playlists de rádios (e, depois, dos serviços de streaming), sendo cantada ao vivo por monstros sagrados como Caetano Veloso e regravada por talentos contemporâneos como Almério.
Agora é possível curtir “Minha Flor, Meu Bebê” de uma forma inteiramente nova, reimaginada pela inovadora tecnologia de bem-estar da Endel. Em uma ação inédita no mercado musical brasileiro, a Universal Music Brasil fez uma parceria com a Endel, empresa de bem-estar sonoro sediada em Berlim, para transformar a clássica gravação de Cazuza em quatro faixas funcionais de Relax, criadas para ajudar os ouvintes a relaxarem e reduzirem o estresse. Com base em neurociência de ponta e algoritmos de som exclusivos, a Endel combina os vocais e sons originais de Cazuza em composições completamente novas e calmantes. Essa colaboração estabelece um novo padrão de como a música pode melhorar o bem-estar diário.
Disponíveis nos principais serviços de streaming, as quatro faixas podem ser ouvidas separadamente ou em sequência, com efeito relaxante ou mesmo “de ninar” — não por acaso, a letra fala poeticamente em “me dar por feliz/ em perder noites de sono/ só pra te ver dormir” —, induzindo ao sono. As paisagens sonoras construídas podem ser etéreas, cinemáticas ou mesmo “viajantes”, trabalhando criativamente a partir de instrumentos, orquestrações e, claro, da voz inconfundível de Cazuza.
Endel e Universal Music Group (UMG), líder mundial no entretenimento baseado em música, trabalham juntas desde 2023, colaborando em projetos internacionais com gravações de astros contemporâneos como James Blake, 6lack e Morat.
“Reunir a obra musical da mais alta qualidade de Cazuza com o mais nobre propósito da música – gerar bem estar ao ser humano – através do uso ético e responsável da tecnologia é mais do que um projeto, é um privilégio para nós da Universal Music Brasil. Estamos muito felizes e, mais uma vez, honrados de, sempre junto à Lucinha Araújo, darmos continuidade ao legado deste gênio da música que é Cazuza”, diz Paulo Lima, presidente da Universal Music Brasil.
A Endel transforma a música criada pelos artistas em paisagens sonoras projetadas com base científica para melhorar o bem-estar dos ouvintes. Assim, abre novas oportunidades de receita para artistas e detentores de direitos, ampliando seu trabalho para formatos e momentos inovadores na vida dos fãs. Com base em princípios éticos de IA, a Endel aprimora obras protegidas por direitos autorais para criar paisagens sonoras imersivas, liberando todo o potencial da música para apoiar o bem-estar.
A música funcional é projetada para enriquecer e otimizar as rotinas diárias das pessoas, em atividades como ler, correr ou dormir. Uma extensa pesquisa demonstrou o impacto da música na saúde mental e no bem-estar, incluindo foco, desempenho atlético, higiene e qualidade do sono. De acordo com a Endel, juntamente com outros tipos de música, a música funcional representa uma das maiores subcategorias de audição de música em todo o mundo, abrangendo cerca de 5 bilhões de transmissões por mês em todas as plataformas de música.
Em se tratando de Cazuza, não falta uma boa notícia adicional: as novas versões “relax soundscape” de “Minha Flor, Meu Bebê” também têm apelo para ser apreciadas como simples fruição musical e sonora, desvinculada do aspecto funcional. Isso significa que novos e velhos fãs de música eletrõnica e de gêneros como o dub jamaicano e o ambient podem curtir numa boa.
Uma fã mais do que especial, Lucinha Araújo, mãe de Cazuza, ouviu e aprovou. “Gostei muito do resultado desse projeto, ficou lindo e realmente relaxante. O Cazuza será o primeiro artista brasileiro a ter uma música nessa linha com a Universal Music, o que me deixa muito feliz com a parceria que temos. O uso da Inteligência Artificial acertou muito nesse arranjo. Estou sempre aberta a tudo que seja homenagem ao meu filho e usar uma poesia do Cazuza nessa inovação foi uma grande homenagem”.
Sobre a Endel
A Endel é uma empresa de bem-estar sonoro com sede em Berlim. Ela usa tecnologia patenteada para criar paisagens sonoras para o sono, o foco e o relaxamento, em um ecossistema de aplicativos premiados e em plataformas de streaming digital. Seus sons cientificamente validados, criados com os principais artistas, incluindo Grimes, James Blake e Miguel, atraíram um público de 3 milhões de ouvintes/usuários mensais em suas plataformas. Líder pioneira em IA e música funcional, a Endel fez parceria com os principais DSPs, Amazon Music e Apple Music, e com gravadoras estabelecidas, incluindo Universal Music Group, Warner Music Group, AWAL e Future Classic.
Sobre a Universal Music Group
A Universal Music Group existe para moldar a cultura por meio do poder da arte. A UMG é líder mundial em entretenimento baseado em música, com uma ampla gama de negócios envolvidos em gravação musical, publicação de música, merchandising e conteúdo audiovisual. Com o mais abrangente catálogo de gravações e canções em todos os gêneros musicais, a UMG identifica e desenvolve artistas e produz e distribui as músicas mais aclamadas pela crítica e comercialmente bem-sucedidas do mundo. Comprometida com a arte, a inovação e o empreendedorismo, a UMG promove o desenvolvimento de serviços, plataformas e modelos de negócios para ampliar as oportunidades artísticas e comerciais para seus artistas e criar novas e inesquecíveis experiências para os fãs.