As trends musicais que tomaram conta das plataformas de vídeos curtos na primeira quinzena de novembro envolveram gêneros variados, desde a MPB até os ritmos internacionais R&B e hip-hop. Sonorizadas com faixas lançadas em diferentes épocas, milhares de postagens repercutiram por meio de motivações que envolvem ações como a expressão de saudade por algo ou alguém, a participação em um movimento cômico como só os brasileiros sabem fazer. Há ainda o ressurgimento de músicas icônicas, tanto a partir de uma parceria com um famoso jogo eletrônico quanto da trilha sonora de um sucesso cinematográfico. Confira os detalhes sobre as atuais trends musicais em alta:
● “Aonde Quer Que Eu Vá” – Os Paralamas do Sucesso
O sucesso “Aonde Quer Que Eu Vá”, da banda Os Paralamas do Sucesso, atingiu um pico de 14 mil criações diárias no Instagram, na primeira quinzena de novembro. A faixa, contida no álbum “Arquivo II 1991-2000”, também apresentou um crescimento de 36% no consumo diário pelo Spotify Brasil.
A principal temática do movimento que envolve a criação de conteúdo sonorizada com “Aonde Quer Que Eu Vá” está relacionada à saudade por um ente querido ou até mesmo por um personagem fictício cuja morte impactou os fãs.
Confira alguns exemplos dessa repercussão AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI e AQUI.
● “É Preciso Dar Um Jeito, Meu Amigo” – Erasmo Carlos
Na primeira quinzena de novembro, o Spotify Brasil registrou uma explosão de 1.293% no crescimento do consumo diário da gravação “É Preciso Dar Um Jeito, Meu Amigo”, de Erasmo Carlos. A faixa faz parte da trilha sonora do aclamado filme nacional “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello. Nas redes sociais, também foi observada grande repercussão de postagens relacionadas ao longa-metragem ao som desta canção, que integra o álbum “Carlos, Erasmo” (1971). No Instagram, foi registrado um pico de 3.4 mil criações diárias. Vale destacar que a música foi lançada no mesmo período em que se passa a história do filme, que retrata acontecimentos vivenciados pela família de Eunice e Rubens Paiva no contexto da ditadura militar no Brasil.
Confira algumas publicações AQUI, AQUI, AQUI, AQUI e AQUI.
● “Love Songs” – Kaash Paige
Um áudio da influenciadora digital Maria José Cururu, ícone de vários memes nas redes sociais, viralizou recentemente ao ser mesclado com um trecho da canção “Love Songs”, do álbum “Parked Car Convos” (2019), de Kaash Paige. Confira o vídeo original, postado pela influencer em 24 de setembro, em que ela diz “Ah, mas você não tá sendo clara. Eu sou negra, meu amor. Se enxerga!”, seguido por risadas.
Assista agora a algumas reações de internautas AQUI, AQUI e AQUI.
Além disso, na primeira quinzena de novembro, foi registrado no Instagram um pico de 47 mil postagens diárias ao som de “Love Songs”. Em meio à repercussão nas plataformas de vídeos curtos, o Spotify Brasil contabilizou um crescimento de 20% no consumo digital desta canção.
Dois vídeos em especial se tornaram virais em Reels. Um deles mostra Neymar com a família. Já o outro se refere a uma declaração amorosa que ganhou grande repercussão.
Usuários do Instagram têm participado da trend, que consiste em dublar a letra de “Love Songs”. Veja exemplos AQUI, AQUI e AQUI.
Ouça “Love Songs”, de Kaash Paige, na playlist R&B, do UMusicPlay.
● “Drop It Like It’s Hot” – Snoop Dogg e Pharrell Williams
Diante da parceria de Snoop Dogg com o jogo eletrônico Fortnite, o hit “Drop It Light It’s Hot”, gravado em colaboração com Pharrell Williams, apresentou no início de novembro um impressionante crescimento de 77% no consumo digital pelo Spotify Brasil.
Snoop Dogg, icônico rapper americano que acumula mais de 35 milhões de álbuns vendidos ao redor do mundo, também virou ícone da Temporada 6 do Fortnite Festival, que começou em 2 de novembro e vai até 14 de janeiro de 2025. A música, originalmente lançada em 2004 no álbum “R&G (Rhythm & Gangsta): The Masterpiece”, de Snoop Dogg, já está disponível no game .