Gêneros musicais variados, desde os estilos indie e rock até o hip-hop e a música eletrônica, compõem as trends do momento observadas nas plataformas de vídeos curtos. Os principais movimentos que repercutiram na primeira semana de novembro incluem a divulgação de covers, boas-vindas ao mês, declarações carinhosas (ou cômicas) à família, celebração a uma trilogia icônica do cinema e às boas energias provocadas por uma faixa alto-astral. Veja abaixo mais informações sobre as atuais tendências musicais:
● “Sailor Song” – Gigi Perez
Há 75 dias no chart viral do Spotify Brasil, o hit “Sailor Song”, de Gigi Perez, emociona a todos com sua melodia marcante e crua, além de sua letra romântica e sincera, carregada por sentimentos intensos de devoção. Chama a atenção ainda que a faixa, lançada em 26 de julho, conquistou o topo do U.K. Singles Chart, a parada musical britânica, na última semana.
Pelas redes sociais, fãs postam suas próprias versões deste sucesso. Diante dessa trend, também repercutiu um movimento viral nas publicações destacando que “nunca se deve pular um cover de ‘Sailor Song’” quando um deles passa na tela. Com isso, milhares de postagens trazem na legenda a expressão “never skip a ‘Sailor Song’ cover”.
Veja aqui exemplos de postagens AQUI, AQUI e AQUI.
Ouça “Sailor Song”, de Gigi Perez, na playlist Inter Internacional, do UMusicPlay.
● “November Rain” – Guns N’ Roses
A chegada de novembro serviu de inspiração para milhares de fãs criarem conteúdo ao som do hit “November Rain”, que integra o álbum “Use Your Illusion I” (1991), da icônica banda de rock norte-americana Guns N’ Roses. A faixa ganhou em 1992 um videoclipe marcante, que rendeu a seus diretores de fotografia, Mike Southon e Daniel Pearl, o prêmio de “Melhor Cinematografia” no MTV Video Music Awards daquele ano. À época do lançamento, a canção alcançou o terceiro lugar da parada musical americana Billboard Hot 100. Três décadas depois, seu sucesso perdura através das gerações.
Durante a primeira semana deste mês, foi registrado um pico de 21.3 mil criações diárias no Instagram e 10.6 mil no TikTok. Também foi observado no Spotify Brasil um crescimento de 130% no consumo diário de “November Rain”, cujo videoclipe soma mais de dois bilhões de visualizações somente no YouTube.
Dando boas-vindas a novembro, internautas fazem postagens relacionando a chegada do mês do mês a esse grande sucesso do Guns N’ Roses.
Ainda repercute no TikTok uma abordagem nostálgica e melancólica em publicações sonorizadas com o clássico “November Rain”.
Veja alguns exemplos AQUI, AQUI e AQUI.
Ouça “November Rain”, de Guns N’ Roses, na playlist Só As Trends, do UMusicPlay.
● “Hey Brother” – Avicii
Gerando na primeira semana de novembro mais de 4.5 mil postagens diárias nas plataformas de vídeos curtos, “Hey Brother”, um dos maiores sucessos do DJ sueco Avicii, registrou, no mesmo período, um crescimento de 25% em seu consumo diário no Spotify Brasil. Parte do álbum “True” (2013), “Hey Brother” acumula mais de 1 bilhão de streams somente no Spotify.
A trend que embala esse hit consiste em destacar o amor fraterno, seja por meio de declarações fofas ou publicações cômicas.
Assista AQUI, AQUI, AQUI, AQUI e AQUI.
Ouça “Hey Brother”, de Avicii, na playlist Hits Globais, do UMusicPlay.
● “Venom” – Eminem
No embalo da estreia de “Venom: A Última Rodada” nos cinemas, a música “Venom”, do astro norte-americano Eminem, se alastrou pelas plataformas de vídeos curtos em inúmeras postagens que celebram a trilogia cinematográfica. Na primeira semana de novembro, foi registrado no TikTok um pico de 2.8 mil criações diárias sonorizadas com esta emblemática faixa, enquanto no Instagram foram 2.6 mil. O consumo diário no Spotify Brasil apresentou um crescimento de 8% no mesmo período. Eminem lançou “Venom” em 2018, como parte da trilha sonora do filme homônimo, o primeiro da sequência. A música também integra o álbum “Kamikaze”, também divulgado pelo rapper em 2018.
Confira algumas reações dos fãs AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI e AQUI.
Ouça “Venon”, de Eminem, na playlist Trilhas Sonoras, do UMusicPlay.
● “We Are The People” – Empire Of The Sun
Com um crescimento de 25% no consumo diário registrado no Spotify Brasil, “We Are The People”, hit da dupla australiana Empire Of The Sun, apresentou mais de mil criações diárias nas plataformas de vídeos curtos apenas na primeira semana de novembro. A trend relacionada a “We Are The People” – parte do primeiro álbum de estúdio da banda, “Walking On A Dream” (2008) – inclui, em geral, a sensação de ser envolto por boas energias ao escutá-la ou de identificar uma relação entre a música e belas paisagens de praia.
Assista AQUI, AQUI, AQUI, AQUI e AQUI.
Ouça “We Are The People”, de Empire Of The Sun, na playlist Nostalgia Anos 2000, do UMusicPlay.