Vinte e dois anos após as superestrelas Nelly Furtado e Juanes se unirem para criar um dos duetos mais queridos e duradouros do pop latino, com “Fotografía”, os artistas acabam de lançar a canção “Gala y Dalí”. A música, que foi coproduzida por Andrés Torres, Mauricio Rengifo e Sebastian Krys, fala sobre um amor sempre presente na mente.
Nelly Furtado falou sobre o lançamento: “‘GALA & DALI’ é uma música que vem da felicidade, e o que mais gosto de ser artista é compartilhar boas vibrações, energia positiva. ‘Gala e Dalí’ é uma música muito positiva, como um raio de sol”. Juanes completou: “Para mim, é uma grande alegria estar com a Nelly. Significa muito porque compartilhamos uma grande parte de nossas vidas, desde 'Fotografia' até agora. Nesta música, Nelly me leva a um lugar de alegria e luz onde pude me dar a oportunidade de me libertar do meu som, do que toco no violão, para ir a um som mais caribenho, por assim dizer, mais dançante, que Nelly também queria ter nesta música. Para mim, isso é liberdade de mãos dadas com Nelly, que é uma mulher que admiro e amo. Ela é muito importante e sempre esteve presente em toda a minha vida. Desde que ‘Fotografía’ saiu, então a conheci, e seu álbum saiu, sempre fui fã de sua música e depois da pessoa que ela é. Depois de todos esses anos estar com ela novamente é um privilégio. Eu te amo”.
Os astros, vindos de dois álbuns de estreia históricos e premiados, se uniram para gravar “Fotografía”, que se tornou um clássico instantâneo do álbum “Un Día Normal”, de Juanes. O emotivo dueto de lembrança e saudade por um amor perdido não só foi imediatamente acolhido pelos fãs de música em espanhol ao redor do mundo, alcançando o primeiro lugar nas paradas “Hot Latin Songs” da Billboard e atingindo certificação seis vezes Platina, mas também resistiu ao teste do tempo como uma canção instantaneamente reconhecível e sempre cantada em coro por públicos de várias gerações em todos os shows de Juanes.