BILLBOARD PREMIA KAROL G COMO MULHER DO ANO 2024

ELA É A PRIMEIRA MULHER DA AMÉRICA LATINA A TER ESTE RECONHECIMENTO

Karol G foi homenageada como Mulher do Ano 2024 no Billboard Women in Music Awards na quarta-feira passada (6 de março): um marco significativo para a superstar colombiana, já que ela é a primeira artista que grava principalmente em espanhol a receber a honra desde a inauguração da cerimônia em 2007 — prova de seu impacto e influência incomparáveis no setor. Karol também é a primeira pessoa da América Latina a receber esse reconhecimento.

"Por muitos anos, fiquei decepcionada por ser mulher tendo que enfrentar um caminho com tanta rejeição e tantas oportunidades perdidas. Eu me perguntava por que não havia nascido homem para explorar todo esse amor, esse desejo e a paixão que sentia pela música", disse a intérprete de sucessos como “TQG”. “Decidi que continuaria a fazer música, mesmo que fosse apenas para mim. Percebi que, se meu ambiente não mudasse, eu é que teria de mudar, eu é que faria isso. Não iria permitir que o fato de ser mulher fosse um obstáculo ou definisse minhas capacidades, mas sim que fosse minha força, meu propósito e minha razão. Agora olho para trás e vejo todo o tempo que levei para chegar até aqui, 16 anos, e me sinto muito em paz comigo mesma porque segui meu coração. Siga seu coração”, continuou ela. “Hoje sou grata pelas coisas mais difíceis por que passei, porque elas fizeram de mim a pessoa que sou. Não vejo dor, vejo muitas oportunidades criadas e muitos corações”. — Karol G

Assista ao discurso de Karol:

Karol iluminou o palco com uma versão de “Amargura”, canção de seu álbum “MAÑANA SERÁ BONITO”. Apoiada por uma banda só de mulheres, ela dedicou às suas raízes latinas a performance com inspiração salseira. Assista:

SOBRE KAROL G:
Nascida em Medellín, na Colômbia, Karol G é um ícone pop internacional e uma artista premiada e com múltiplos certificados de platina. Com 111 bilhões de streams combinados ao longo da carreira, ela se tornou a primeira artista feminina a estrear em primeiro lugar na parada Billboard 200 com um álbum em espanhol, com “MAÑANA SERÁ BONITO”. O trabalho foi aclamado instantaneamente, quebrou o recorde histórico de álbum latino feminino  com mais streams no primeiro dia na Apple Music e no Spotify teve a melhor estreia de todos os tempos de um álbum em espanhol de artista latina. O álbum seguinte, mais ousado, “Mañana Será Bonito (Bichota Season)”, catapultou-a ainda mais alto no estrelato, estreando em terceiro lugar na Billboard 200; Karol G passou a ser a primeira artista com dois álbuns em espanhol no Top 10 da Billboard no mesmo ano. Artista mais assistida de 2023 no YouTube, somando mais de 990 milhões de visualizações de seus vídeos, Karol também foi a artista latino-americana com maior bilheteria do ano.

Para além da música, Karol G provou ser uma grande mulher de negócios e filantropa. Quando seu contrato de gravação com a Universal Music Latino terminou, ela lançou a Bichota Records, investiu em equipe própria e infraestrutura — grande parte dela baseada em seu país natal, a Colômbia — e assinou um contrato de distribuição com a Interscope. A Fundação Con Cora foi criada para dar continuidade ao trabalho social e à missão de Karol de apoiar mulheres em condições vulneráveis. A organização promove empoderamento fornecendo amplo apoio a mulheres que chefiam lares, jovens em situação de risco, crianças que enfrentam doenças crônicas ou incapacitantes, jovens que passam pela gravidez na adolescência, mulheres privadas de liberdade e em pós-pena, e também mulheres com baixa renda.