Clube de assinaturas da Universal Music apresenta, em seu mês de aniversário, o antológico álbum “Refestança”, de Rita Lee e Gilberto Gil
Apresentado no início de setembro de 2022, o Clube do Vinil está celebrando um ano de existência. E, para comemorar em grande estilo, a novidade do mês é o antológico álbum “Refestança”, registro da festiva reunião dos geniais artistas Rita Lee e Gilberto Gil, que será apresentado em vinil amarelo. Os sócios do Clube do Vinil podem obter mais informações aqui.
Em 1977, Rita e seu compadre Gil fizeram o show homônimo, que passou por várias capitais brasileiras e resultou em um LP gravado ao vivo. Gil já havia lançado os discos “Refazenda”, em 1975, e “Refavela”, no início de 1977, e definiu assim o novo trabalho com a paulistana: “Refestança é um lugar. Em que se cantando dá. Em que se dançando dá. Em que se plantando… só bananeira”. Naqueles tempos nebulosos, o negócio era dançar (e cantar) pra não dançar.
O repertório traz “Refestança”, então inédita parceria da dupla, sucessos individuais de cada um deles e de outros artistas, mais o presente de Rita para Gil, a canção “Jiló”. A bela interpretação de Gil para “Ovelha Negra”, e a explosiva versão de Rita para “Back in Bahia” são pontos altos do álbum. Além da faixa-título, eles também cantam juntos “Odara” (Caetano Veloso), “Domingo no Parque” (revivendo a histórica parceria surgida no III Festival da Record, em 1967) e “É Proibido Fumar” (Erasmo Carlos / Roberto Carlos), ótima sacada dos compadres que haviam tido problemas com a polícia no ano anterior por porte de maconha. Gil e Rita ainda apresentam “De Leve”, versão de “Get Back” (Lennon / McCartney), que viria a ser gravada por Lulu Santos no seu álbum de estreia, em 1982.
Curiosamente, duas canções de “Refestança”, “Eu Só Quero Um Xodó” (Dominguinhos / Anastácia), que aparecera no lado B do compacto lançado por Gil em 1973, e “Arrombou a Festa” (Rita Lee / Paulo Coelho), que fora incluída no lado A do compacto lançado por Rita & Tutti Frutti em 1976, não fazem parte dos LPs de estúdio dos respectivos artistas.
Produzido por Guto Graça Mello, “Refestança” também eternizou o encontro das superbandas de Gilberto Gil, a Refavela – formada por Moacir Albuquerque (baixo), Perinho Santana (guitarra), Djalma Correia (percussão), Cidinho Teixeira (teclados), Carlos Alberto Charlegre (bateria) e Lúcia Turnbull (vocal) – e de Rita Lee, a Tutti Frutti – que era composta por Luís Sérgio Carlini (guitarra), Roberto de Carvalho (teclados), Lee Marcucci (baixo), Sérgio Della Monica (bateria), Wilson Pinto de Oliveira (vocal), e Naila ‘Scorpio’ Mello (percussão).
A curadoria do Clube do Vinil é feita por ninguém menos que o produtor, pesquisador e músico Charles Gavin (baterista dos Titãs) e os textos de todos os encartes dos álbuns são assinados pelo prestigiado crítico musical e jornalista Tárik de Souza, que relata detalhes e curiosidades sobre cada um dos discos.
A edição do ano passado apresentou o memorável álbum “Nervos de Aço”, sexto disco de estúdio de Paulinho da Viola, lançado em 1973, em vinil na cor azul, o disco “Álibi”, de Maria Bethânia; “Sinal Fechado”, de Chico Buarque; “A Banda dos Contentes”, de Erasmo Carlos, entre outros grandes lançamentos.
“Estamos celebrando o primeiro ano e o grande sucesso do Clube do Vinil, um projeto pelo qual temos muito carinho. A cada mês, fazemos os charmosos e desejados vinis dos nossos grandes artistas chegarem às casas de um número crescente de fãs. Uma experiência especial para eles e também um orgulho para nós”, diz Paulo Lima, presidente da companhia.
A Universal Music é detentora de um dos mais extensos catálogos da indústria fonográfica, incluindo os mais populares artistas e suas gravações realizadas nos últimos 100 anos.