JÃO: A VOZ POR TRÁS DO FENÔMENO POP NACIONAL

“Sobre o novo tempo maravilhoso pra ser quem a gente é…”

Sempre que surge um fenômeno na música, vem a pergunta: qual será o segredo de todo esse sucesso? Não há fórmula nem resposta exata, mas no caso de Jão, pode-se dizer que é a sua forma única e genuína de cantar o amor e suas experiências, somada a talento, criatividade, autenticidade, ousadia e, é claro, ao tal do borogodó que não se explica.

Jão nasceu em Américo Brasiliense, interior de São Paulo, mas quem acompanha a sua carreira e suas performances acredita que ele nasceu mesmo foi no palco, ou melhor, para os palcos. A cada superprodução, um novo palco também nasce para Jão, que o ocupa por completo, com toda a sua magnitude. Nele, o artista se consagra, se entrega de corpo e alma para os seus fãs, que aliás, faz questão de agradecer e enaltecer, destacando a importância deles em sua tão bem-sucedida trajetória.

Nas palavras dos fãs, “Jão é incrível”, “sempre faz coisas diferentes”, “consegue dialogar com todas as fases da nossa vida”, “arrasa nos ao vivo”. Para Jão, seus fãs são intensos, malucos e perfeitos. Pela troca de elogios, fica nítida a conexão verdadeira e poderosa que existe entre eles.

Jão é presente, nas redes e em tudo o que faz. Não por acaso, ele construiu uma base sólida de fãs fieis, refletida na impressionante quantidade de seguidores em seus perfis sociais, que já soma 15 milhões. E esse número só cresce.

Dos primeiros acordes a estádios lotados e milhões de seguidores nas plataformas digitais

Jão começou sua carreira na música em 2016, postando no YouTube covers de artistas que admirava e dos mais diversos gêneros musicais. Ele imprimiu em cada canção a sua identidade artística e trouxe um jeito único, original e somente dele de interpretar. Os vídeos logo viralizaram e chegaram aos produtores Pedro Dash e Marcelinho Ferraz. Nesse mesmo ano, ele assinou com a Head Media, selo da Universal Music Brasil, lançando o seu primeiro single “Dança Pra Mim”. Foi o pontapé inicial para ele se tornar um dos nomes mais influentes do cenário musical brasileiro. Em 2017, Jão revela o seu talento como compositor e produtor musical. Lança os singles autorais “Ressaca” e “Álcool”, conquistando de vez um público jovem que naturalmente se identifica com suas letras sinceras, profundas e emocionais. Nos anos seguintes, essa trajetória mostra a evolução de um artista plural, que mistura pop, R&B, música brasileira e o que mais der na telha, resultando em uma coleção de hits, álbuns inéditos, EPs, videoclipes e colaborações com grandes nomes da música, como Jota Quest, Ludmilla, Luisa Sonza, Nando Reis, Pitty, Ivete Sangalo, Anitta, entre muitos outros.

► LOBOS (TERRA)
O primeiro álbum a gente nunca esquece

Lobos” foi lançado em 2018 e já ultrapassa os 350 milhões de streams até o momento. É o primeiro de uma série de 4 álbuns inspirados nos elementos da natureza, terra, ar, água e fogo, que contam a narrativa dos 20 anos de Jão.

O ano também é lembrado por outros lançamentos, como:
• EP com versões remixadas.
• Primeiro Acústico, com as canções “Aqui”, “Álcool”, “Ressaca” e “Imaturo”.
• Os hits “Vou Morrer Sozinho” e “Me Beija Com Raiva”.
• Uma versão exclusiva de “Amor Maior”, gravada com Jota Quest.
• Além do videoclipe do hit “Imaturo”, que alcançou o primeiro lugar na Lista Viral Brasil, criada pelo Spotify. 

E haja fôlego para acompanhar esse artista tão intenso.

Seguindo a linha do tempo dessa trajetória envolvente

► ANTI-HERÓI (AR)

Em 2019, Jão lança o segundo álbum, “Anti-herói”, emplacando vários hits, como “Enquanto Me Beija”, “Louquinho”, “Essa Eu Fiz Pro Nosso Amor”, “Aqui” e “Anti-herói”. O álbum ultrapassa 1,6 milhão de streams, configurando a quarta melhor estreia de um álbum pop no Spotify Brasil. Fã declarado de Cazuza, uma das suas maiores influências musicais, Jão grava em 2020 um medley dos sucessos do poeta “Codinome Beija-flor e O Tempo Não Para”. De fazer qualquer um chorar. Nesse mesmo ano, é convidado por Ivete Sangalo para gravarem juntos a canção “Me Liga”.

► PIRATA (ÁGUA)

O terceiro álbum da série chega às plataformas musicais no final de 2021, com quase 5 milhões de plays no dia do seu lançamento. Um marco histórico no Spotify Brasil. Com 140 milhões de plays e 350 milhões de reproduções, o hit “Idiota”, faixa do álbum, foi uma das músicas mais tocadas em todos os aplicativos de streaming e nas principais FMs do país. A turnê “Pirata” teve sua estreia no Vivo Rio, com ingressos esgotados, e contou com a ilustre presença de Lucinha Araújo, mãe do ídolo Cazuza, que foi prestigiar o artista ao vivo pela primeira vez e o convidou para gravar canções inéditas do seu filho. Pra completar, Jão ainda recebe duas indicações ao Grammy Latino 2022, uma das maiores premiações da música, além das Certificações de Diamante e de Platina Dupla, conquistadas pelo álbum.

*** O ANO DA CONSAGRAÇÃO ***
Em 2022, os holofotes estavam voltados para Jão

A turnê “Pirata” teve seu encerramento emblemático no Vale do Anhangabaú, reunindo mais de 50 mil pessoas em um show totalmente gratuito. Todos os shows, tanto no Brasil quanto em Portugal, foram sold out. Sucesso absoluto de vendas, público e crítica, a turnê superou a marca de R$ 30 milhões de arrecadação. Jão também fez apresentações históricas nos palcos dos principais festivais do Brasil, como Lollapalooza, eleito o melhor show pelos leitores do G1, Rock in Rio, considerado o melhor do Palco Sunset, além do Festival de Verão de Salvador e do Planeta Atlântica. Para consagrar o artista imenso que ele já é, foi eleito o “Homem do Ano na Música” pela revista GQ Brasil, reconhecimento pelo trabalho consistente que vem realizando ao longo dos anos e pelo impacto significativo na indústria artística.

2022 também marca o primeiro feat de Jão com Anitta na gravação do single e na megaprodução do videoclipe de “Pilantra”. O hit atinge mais de 1,1 milhão de streams no Spotify em menos de 24 horas e Jão entra para a seleta lista dos artistas mais ouvidos da plataforma.

Depois de “Lobos”, “Anti-herói” e “Pirata”, Jão leva os fãs ao delírio com o lançamento explosivo do último e talvez o mais esperado álbum da série.

► SUPER (FOGO)

No dia 13 de agosto de 2023, em pleno Dia dos Pais, o Estádio do Ibirapuera se vestiu de vermelho para a audição coletiva de Super, representando o elemento fogo. Nessa ação inédita, realizada em parceria com a Universal Music, Jão reuniu mais de 12 mil fãs para mostrar em primeiríssima mão as 14 faixas do novo álbum. Histórico!

Apresentado por Doritos, o superevento teve o patrocínio das marcas Adidas e NIVEA, que aproveitaram a oportunidade para se conectar com o público através de ativações e experiências únicas.

Doritos distribuiu mais de dez mil samplings de produtos. Já a NIVEA, fez uma ação com o NIVEA Lip Shine. Quem apresentasse o produto, participava de uma dinâmica na foto 360°, concorrendo a brindes e Meet&Greet com o Jão.

E no dia seguinte, 14, o álbum foi disponibilizado nas plataformas de áudio, atingindo a marca recorde de 8,5 milhões de streams em 24 horas. Foi a maior estreia da história do Spotify Brasil.

Com o lançamento do álbum, Jão subirá ao Palco The One, do tão aguardado The Town, para celebrar a primeira edição do festival. Idealizado pelos mesmos criadores do Rock in Rio Brasil, o evento acontece dia 10 de setembro no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e já promete ser o maior festival de música, cultura e arte da capital paulista.

Depois é se preparar para a “Super Turnê”, que estreia em 2024, dia 20 janeiro, no Allianz Parque, em São Paulo, e para os próximos shows já confirmados.

E como Jão é uma caixa de surpresas, quer dizer, de boas surpresas, tem mais novidades vindo aí. Lembra do convite da Lucinha Araújo? Pois então, o artista já anunciou que muito em breve começa a gravar as músicas inéditas do Cazuza. Segura a ansiedade!

A pergunta agora é: o que mais esperar desse fenômeno?
Com certeza, entrega. Muito mais que grandes hits, shows memoráveis e sonoridades únicas, Jão vai continuar entregando ao mundo o que ele tem de mais valioso: o seu coração.