O TikTok tornou-se um disseminador de tendências musicais ao inspirar a criação de vídeos capazes de impulsionar uma canção, independentemente de sua data de lançamento. Seja por meio de passos de dança, compilação dos melhores momentos de um show ou dublagem de uma letra que viralizou, a plataforma já se mostrou eficaz em levar novos artistas ao estrelato, como David Kushner com seu hit "Daylight", ou fazer canções antigas voltarem aos centros das atenções, comprovando a poder atemporal que a música tem para encantar o público.
Confira a seguir as faixas da semana que voltaram com tudo na plataforma de vídeos:
► “Abra a Porta, Mariquinha – A Resposta da Mariquinha” – Sandy & Junior
Em clima de festa junina, internautas têm aplicado um filtro que reproduz a estética desta época do ano, com a característica maria-chiquinha no cabelo, coberto por um chapéu de palha, pintinhas na bochecha e roupa quadriculada. Montado todo o visual, é a vez de dublar esse clássico tão amado de 1992, que foi eternizado pela dupla Sandy & Junior. O trecho que aparece em destaque nos vídeos é o ‘fecho’ que a Mariquinha dá no refrão para seu companheiro: “Abre a porta, Mariquinha! Eu não abro, não! Você vem da pagodeira, vai curar sua canseira bem longe do meu colchão”. O som original da música foi usado, até o momento, em mais de 31 mil vídeos na plataforma.
Você pode conferir a faixa na playlist “Só As Trends Brasil”, do UMusic Play, no Spotify.
► “Lonely” – Akon
Usuários do TikTok participam de uma trend em que gravam a si mesmos com um filtro de realidade aumentada, fazendo parecer que o personagem Shrek está com um braço em volta do ombro deles. Entre os brasileiros, a brincadeira chegou a incluir no vídeo a expressão: “Quando a bebida bate e o feio já não parece tão feio”. Assista aqui. A música original, lançada por Akon há 19 anos, consta em mais de 622 mil vídeos na plataforma.
Outra postagem, dessa vez feita por um estrangeiro, no dia 16 de junho, ultrapassou 10 milhões de visualizações em menos de duas semanas.
► Rebel In Me – Jimmy Cliff
Lançada em 1989, “Rebel In Me”, do músico jamaicano Jimmy Cliff, retornou recentemente aos holofotes por meio de postagens nas redes sociais. Usuários do TikTok têm publicado vídeos de si próprios, do cantor ou de imagens diversas, enquanto a faixa toca ao fundo e trechos da letra aparecem na tela, como: “Não nasci para ir atrás, nasci pra andar ao lado e se vacilar eu ando na frente. Porque o que não me leva pra frente, eu deixo pra trás”. Exemplo aqui.
Outro vídeo, publicado em 24 de junho, trouxe o seguinte dizer por cima da foto de uma caixa de violão aberta: "Quando você está feliz, você curte a música. Quando você está triste, você entende a letra". O post repercutiu e já atingiu 68.4 mil visualizações em menos de uma semana.
► “Fall in Love with You.” – Montell Fish
Usuários do TikTok entraram na trend que promove a aceitação da própria aparência. Eles aplicam um filtro que deforma o rosto e gravam a si mesmos enquanto explicam o objetivo do vídeo. Por fim, removem o filtro e observam a imagem de si como ela é de fato, valorizando-a. Na plataforma, o áudio original da música, que foi lançada em 2021, aparece em mais de 6 mil vídeos.
Playlist “Só As Trends”
Você pode conferir as três faixas internacionais aqui listadas na playlist “Só As Trends”, do UMusic Play, no Spotify.