O PODER DO MOVIMENTO LGBTQIAP+

Mês Ano do Orgulho LGBTQIAP+ somos todxs porta-vozes desse movimento. Sabe quanto tempo dura um arco-íris no céu? Pouco mais de uma hora, na maioria dos casos. Um fenômeno desse não deveria aparecer vez ou outra nem ter tempo de duração, concorda?

Pois bem, junho é o Mês do Orgulho LGBTQIAP+. E nessa época do ano, o arco-íris aparece com mais frequência. Símbolo de uma das forças mais transformadoras da sociedade, empresta suas cores para marcas que mudam seus logotipos de cor em demonstração de solidariedade ao Movimento.

Aí vem a pergunta: será que as marcas realmente se envolvem com a causa de corpo e alma? Ou será que isso só acontece em ações sazonais e publicações nas redes sociais?

Abraçar a diversidade e apoiar a comunidade LGBTQIAP+ não é uma questão de escolha, é a coisa certa a se fazer. Ao se comprometerem de forma genuína, as marcas se conectam com um público autêntico e engajado, construindo relacionamentos fiéis. Aliás, temos alguns dados bem interessantes. De acordo com pesquisa realizada pela Nielsen em 2022, o público LGBTQIAP+:

• É um dos que mais consomem conteúdo da TV, paga e aberta;
• É o que fica mais conectado no Instagram e no Twitter, em comparação com a média semanal da população;
• É o que mais realiza compras online.

Ou seja, comportamentos que influenciam direta e positivamente nos negócios da marca. Sem contar o impacto interno. Criar ambientes de trabalho inclusivos, não só fortalece a cultura da empresa, como também aumenta a criatividade, a inovação e a retenção de talentos.

O fato é que o verdadeiro poder do Movimento Pride está na essência dos seus valores e na capacidade de promover a igualdade e a transformação social todos os dias.

Para a Universal Music, inclusão, representatividade e respeito à diversidade é realidade e parte integrante dos seus valores e da sua missão. Inclusive, a companhia tem em seu cast uma imensa pluralidade de artistas que representam a comunidade, além de projetos e iniciativas realizados durante todo o ano.

Por meio do seu poder de unir, sensibilizar, criar um senso de identidade e pertencimento, é uma ferramenta potente para aumentar a conscientização, desconstruir estereótipos, desafiar as normas sociais e defender os direitos e a visibilidade LGBTQIAP+.

Não por acaso, canções como “I Will Survive” e “Firework”, das divas Gloria Gaynor e Katy Perry, "I Want To Break Free", da banda Queen, dentre muitas outras, tornaram-se verdadeiros hinos de encorajamento, união e empoderamento. Com letras que refletem as experiências, as lutas e as vitórias da comunidade, elas fortalecem a autoaceitação, além de promoverem a igualdade e a inclusão.

Quando marcas se associam à música e abraçam o Movimento, elas amplificam essas vozes e mensagens. E mais, elas impulsionam mudanças sociais significativas, ajudando a construir um mundo mais inclusivo.

A luta pelos direitos LGBTQIAP+ é contínua e ainda temos um caminho a percorrer, mas é bom lembrar que, depois de um dia de sol com chuva, sempre surge um lindo arco-íris.