Em seu novo EP, o virtuoso flautista brasileiro James Strauss, presta homenagem ao compositor alemão Richard Strauss com cinco arranjos inéditos de suas canções (lieder) mais famosas. Ao lado dele neste projeto estão o pianista e regente grego Vasilis Tsiatsianis e a cantora cipriota Chryso Makariou.
Richard Georg Strauss (1864-1949) foi um dos principais compositores alemães do final do período romântico e do início da era moderna. Ele é conhecido por suas óperas, e suas canções. Junto com Gustav Mahler, representa o florescimento tardio do Romantismo alemão depois de Richard Wagner, quando as sutilezas pioneiras da orquestração são combinadas com um estilo harmônico avançado.
Reconhecido por seu trabalho com orquestras na Europa, no Japão e em Israel, James Strauss radicou-se em Viena, na Áustria, em 2020. Ele tem em Vasilis Tianis um acompanhante ideal: com personalidade o suficiente para ocupar o centro do palco e inteligente o suficiente para saber quando ceder os holofotes.
Chryso Makariou é uma cantora superlativa, considerada uma das grandes recitalistas do nosso tempo. Este disco de canções românticas tardias é mais uma confirmação dos seus dotes sofisticados, combinando musicalidade autêntica com bom gosto artístico vintage. O canto de Chryso Makariou é claro como uma noite estrelada, arte perfeita. Impossível ficar desapontado com este disco.