Encontro reuniu 75 nomes da nova safra da cena urbana, movimento crescente que vem dominando as playlists e eventos no país, entre produtores musicais e jovens artistas do pop, trap, rap, funk, drill e até do piseiro
Entre os dias 11 e 15 de julho, foi realizada a primeira edição da Casa UMusic Play. Idealizado e promovido pela Universal Music e Virgin Music Brasil, o encontro reuniu dezenas de artistas e produtores da cena urbana do país em uma casa no bairro Jardim Paulistano, na zona oeste de São Paulo.
Ao todo estiveram presentes 75 nomes da nova safra da cena urbana, movimento crescente que vem dominando as playlists e eventos no país, entre 30 produtores musicais e 45 jovens artistas do pop, trap, rap, funk, drill e piseiro, sonoridades que vêm trazendo a voz das periferias para o topo das plataformas de streams. O encontro promoveu o intercâmbio e criação de músicas entre novos e veteranos produtores e artistas.
Como resultado, a primeira edição da Casa UMusic Play gerou a criação de aproximadamente 100 fonogramas, que serão lançados pela Virgin Music Brasil e pela Universal Music Brasil, a partir do fim de agosto, em singles, EPs e álbuns.
Miguel Cariello, diretor-geral da Virgin Music Brasil, parte do grupo Universal Music, disse: “Acredito que é obrigação de quem está hoje na indústria fonográfica apoiar, incentivar e buscar meios de potencializar a produção musical, a criação e o desenvolvimento de novos artistas e produtores, promovendo encontros, parcerias e sempre buscando o fortalecimento do movimento, agregando valor para a música e tudo o que está em torno dela. Então, criar e apoiar um projeto como a Casa Umusic Play é um caminho para ter mais artistas, mais produtores e músicas sendo lançadas, trabalhadas e potencializadas. O Brasil é muito rico cultural e musicalmente e temos a obrigação de ajudar, investir e potencializar essa produção. Nosso objetivo é cada vez mais termos iniciativas como essa da Universal Music e Virgin Music Brasil”.
O objetivo do camp era reunir ideias criativas e potencializar a cena urbana a partir da conexão entre os artistas participantes. Todo o processo de imersão foi registrado e a cobertura completa do camp foi apresentada pelas redes da Universal Music e da Virgin Music Brasil.
*Créditos fotos Casa UMusic Play: Rodrigo Zaim.
Sobre a Universal Music:
A Universal Music Group é a empresa líder mundial no mercado de música, com forte posicionamento nos negócios de gravação, edição musical e merchandising, com selos próprios ou licenciados em 60 territórios. O Grupo Universal Music (UMG) possui o mais extenso catálogo da indústria fonográfica, incluindo os mais populares artistas e suas gravações realizadas nos últimos 100 anos. Fazem parte da Universal Music Group a Universal Music Publishing, líder em edição musical, a Bravado, empresa de merchandising de produtos originais dos artistas, e a GTS, divisão global de agenciamento artístico e produção de eventos. A Universal Music Group é uma unidade da Vivendi, companhia mundial de mídia e comunicações.
Sobre a Virgin Music Brasil:
Em julho de 2021, a Universal Music Group (UMG), líder mundial em entretenimento de música, anunciou o lançamento da Virgin Music Label & Artist Services no Brasil. O selo é uma rede global que gerencia artistas da música e oferece a eles serviços premium e flexíveis. Focada nos perfis empreendedores mais dinâmicos da indústria – e em talentos independentes em todo o mundo – a nova divisão é inspirada e influenciada pelo espírito e cultura da icônica Virgin Records.
Ao longo de 2021, a Virgin Music Brasil anunciou diversas e importantes parcerias, ao lado de selos e empresas como WorkShow, ROC7, HUB Records e Crespo Music.
A Virgin Music Brasil vem se concentrando em apoiar a próxima geração de talentos, selos, influenciadores e empreendedores de artistas independentes brasileiros, com uma inovação disruptiva e os melhores serviços do mercado, assegurando sucesso global para todo o seu cast.