Hoje, o cantor estadunidense de pop e R&B Adrian Jean une-se a MC Du Black – conhecido no cenário do funk nacional e dono do hit “Gaiola É o Troco” – no lançamento de “TBT (Várias Como Você)”.
A mistura de estilos dos dois artistas rendeu um som com fortes inspirações do pop e do funk melody, contando ainda com melodias inspiradas pelo R&B. A canção foi produzida pelo próprio Adrian, ao lado do Los Brasileros, time de super produtores que já assinou trabalhos de grandes nomes – entre eles, Anitta (no álbum “Kisses”), Luísa Sonza e Vitão (“Flores”) e Jão (no álbum “ANTI-HERÓI”).
“Se é só por prazer / Várias como você / Tem no meu TBT”. O trecho do refrão já dá uma ideia da temática da música: relacionamentos complicados. “É uma história muito pessoal, sobre um relacionamento tóxico, cheio de idas e vindas, de um casal que está junto, depois termina, depois retoma…”, explica Adrian. Nos versos, a letra esboça o descontentamento de uma das partes da relação, pois a amada não está na mesma sintonia.
No videoclipe, cheio de referências à cultura negra, o norte-americano e o brasileiro aparecem com diferentes looks e fazem referências retrôs à adolescência, em uma vibe anos 90. Assista:
“Seguindo o conceito de throwback thursday, eu realmente queria fazer algum tipo de flashback no vídeo. Adorei a ideia de me vestir com roupas do passado. Eu quis ir além do Adrian Jean que as pessoas já conhecem, me permitir incorporar um personagem”, acrescenta AJ. Além disso, há diversos elementos no cenário que aludem a ícones da cultura negra, como Angela Davis e Martin Luther King.
Essa pauta, inclusive, é central para Adrian Jean e Mc Du Black. Os dois fizeram questão de ter uma equipe 100% negra trabalhando no clipe. “Mesmo antes desse trabalho, eu sempre busquei trabalhar com pessoas pretas, por diversas razões. Quando eu visito os meus bares ou restaurantes preferidos, por exemplo, sempre me pergunto o porquê de quase nunca encontrar pessoas como eu nesses espaços. E esse desequilíbrio se repete em muitos outros espaços da sociedade, principalmente os de prestígio, como nas grandes universidades. É por isso que, quando eu tenho essa oportunidade, faço questão de contratar pessoas pretas, pessoas como eu, o máximo possível”, pontua o estadunidense.
“Eu achei incrível esta ideia do Adrian, porque nós brasileiros, pretos e oriundos da periferia não temos grandes oportunidades de mostrar nosso potencial. A desigualdade social e racial no nosso país é absurda, então poder mostrar para o Brasil e o mundo que nós pretos temos talento e capacitação é um marco muito grande”, acrescenta o funkeiro.
Tick, diretor do videoclipe, aponta que a principal importância de se ter uma equipe 100% negra é dar oportunidade e espaço. “Eu trabalho com audiovisual faz mais ou menos cinco anos, se estive em três ou quatro sets com uma equipe totalmente preta, foi muito. A importância de ter essas iniciativas para mim é a abertura de espaço no mercado para pessoas que não têm nenhuma oportunidade. Então, acho que a principal importância disso, de fato, é a oportunidade e o espaço”, conta.
O clima entre os artistas – que trabalharam juntos durante todo o processo – não poderia ter sido melhor. “Passamos horas batendo papo, rindo muito. Foi um momento incrível, porque conseguimos nos sentir à vontade um com o outro antes de fazermos arte juntos, antes de revelar nossa vulnerabilidade”, comemora Adrian. O brasileiro também celebra: “A conectividade foi surreal, pois o Adrian gosta de falar de amor assim como eu em minhas músicas”.
Outro motivo de comemoração foi a produção realizada pelos prestigiados Los Brasileros. “Eu já conhecia o trabalho deles, principalmente por suas parcerias com a Carol Biazin, Vitão e vários outros artistas legais que eles já produziram, mas ainda não havia tido a chance de trabalhar com eles. Foi um processo muito legal e criativo”, relembra Adrian.
“É sempre muito legal quando temos a oportunidade de mostrar mais do que rola do Brasil pro mundo. E um dos nossos objetivos quando produzimos esse som era justamente propagar o valor da nossa cultura para mais pessoas”, comentam os produtores sobre a importância de espalhar a cultura do funk para os mais diversos públicos.
Não é a primeira vez que Adrian Jean trabalha com músicos e equipes brasileiras. O fenômeno do TikTok – com 25 milhões de visualizações – e apaixonado pelo Brasil já fez parcerias com Carol Biazin, Ebony e YOÚN. Em seu novo lançamento, aventura-se em um novo tipo de som e garante: “Estou super curioso para ver como essa música será recebida, porque planejo fazer essa mistura de pop com funk muitas vezes mais”.