LÉO SANTANA, MAHMUNDI, BK´ E MARTINHO DA VILA SE UNEM PARA O LANÇAMENTO DO CLIPE “CELEBRANDO AS ORIGENS”

Ballantine’s, em parceria com a Universal Music, apresentam encontro inédito para celebrar o Mês da Consciência Negra

*Crédito da Foto: Lilo Oliveira

Os jovens talentos Léo Santana, Mahmundi e BK’ se unem ao ícone do samba Martinho da Vila num encontro inédito. Essa reunião de diferentes gêneros musicais ( pop, MPB, rap e samba) faz uma reverência à cultura negra no videoclipe “Celebrando as Origens”, dirigido por Matheus Senra, que será lançado hoje, dia 19 de novembro, às 18h no canal de Youtube do artista BK’. Assista:

A canção, produzida por Mahmundi e escrita por ela em parceria com BK’, exalta a força, a beleza, a autenticidade e a resiliência do povo preto, como dizem os versos “Celebrando as origens de tudo / Hoje é dia de brindar / Nossa história, meu futuro / No presente pra vivenciar / Sei que nada pode apagar / Nosso sonho no mundo / É batuque / É barulho / Povo preto / É orgulho / E fé”.

O encontro desse fantástico quarteto musical celebrando o mês da consciência negra faz parte da plataforma True Music by Ballantine’s, que tem como objetivo ressaltar, através da música, a importância da autenticidade. Nesse projeto específico a ideia é promover um encontro de quatro artistas autênticos, de diferentes gêneros musicais, que se mantêm fiéis às suas origens e referenciam grandes ícones da cultura negra, mantendo e reverberando a suas respectivas essências e verdades próprias, assim como dizem os versos de BK na letra: “apesar de tudo que eles falam, continuo verdadeiro / apesar de todas armadilhas no caminho eu tô inteiro”.

Ballantine’s transita pelo universo da música fomentando a cena cultural através de iniciativas que incluem desde o apoio a projetos e eventos musicais até o suporte a novas gerações de talentos, independente do estilo musical. O que importa é a autenticidade, afinal se você se mantém fiel a você mesmo não tem jeito errado de fazer a sua música. O projeto ‘Celebrando as Origens’ traduz esse propósito da marca e reforça a nossa missão de evidenciar cada vez mais, artistas autênticos como Martinho da Vila, Léo Santana, BK e Mahmundi, que se mantêm fiéis a si mesmos, cada um com o seu gênero musical“, afirma Patricia Cardoso, diretora de marketing da Pernod Ricard Brasil.

A Universal Music está muito feliz com a realização deste projeto que reúne neste videoclipe quatro grandes e talentosos artistas, de diferentes gerações e gêneros musicais”, disse Paulo Lima, presidente da Universal Music Brasil.

O projeto contará ainda com um minidocumentário, apresentado em quatro episódios, no qual Mahmundi, Martinho da Vila, BK’ e Léo Santana relatam sobre suas origens, referências e conquistas e como mantém identidade e autenticidade da sua arte até hoje.

Eu sou uma mina que não era pra estar aqui, nesse tempo, fazendo essa campanha massa, com artistas que admiro muito. Dirigir o Martinho da Vila em estúdio, dirigir o Léo Santana online, falar com o BK, que é um parceiro da mesma geração, é colocar todo mundo junto numa música que faça sentido. Eu tô muito feliz com esse projeto. Adorei trabalhar com esses talentos; sou muito apaixonada por eles. E ser autêntica para mim é isso, é se ouvir, não esquecer de quem você é e lembrar todos os dias de quem você pode ser“, celebra Mahmundi.

Martinho da Vila, artista gentilmente cedido pela Sony Music, falou sobre suas origens e o poder da música em transformar a história: “Minha origem, obviamente, do lado negro, é africana. Os meus antepassados vieram e eu fui lá. Eles foram trazidos e eu fui voluntariamente. Cheguei à conclusão que é o lugar da essência do meu trabalho. A música tem um poder inovador e todas as transformações que aconteceram no mundo a música caminhava junto. Músicas são usadas para alavancar as transformações; elas têm o poder de transformar, agregar puxar, interagir, porque ela entra por nossos poros, pelos nossos ouvidos”, diz o veterano sambista, que também comentou sobre o encontro com os três jovens talentos: “Gosto muito de interagir com o novo. Esses três também me enriqueceram. Eles cresceram me ouvindo e eu começo a ouvir uma coisa que eles criaram diferente. Eles são a continuidade”.

Não tenho como falar sobre as minhas origens e referências sem citar a minha mãe, Dona Ana Gomes. Não só falando de escola, de caráter – é óbvio –, mas todo esse ‘rolé’ de se entender como um homem preto na sociedade. Eu nasci dentro disso, a minha mãe ia para o encontro de mulheres pretas, quando ela estava grávida de mim já fazia parte. Satisfação de estar ‘trampando’ com Mahmundi, Martinho da Vila e Léo Santana. É tipo subir de cargo, tá ligado? E para mim ser autêntico é sobre isso, mostrar você, sua personalidade, sua essência mas sem esquecer sua essência, sua família. Mostrar quem você é no sentido da palavra”, comemora BK’, o mais jovem do quarteto.

Léo Santana falou sobre a importância da música e de novas possibilidades que ainda devem ser desbravadas. “A gente precisa ter mais esse espaço para as pessoas periféricas, pretos mais especificamente. Mas estamos crescendo e temos muito a evoluir. Eu acho que a música contribui muito para isso. Resumindo: a música revigora, move montanhas, salva vidas”.

***

Sobre Ballantine’s e a plataforma “True Music”:
Ballantine’s é o whisky escocês nº 1 na Europa*, vendendo mais de 70 milhões de garrafas por ano em todo o mundo**. A marca já ganhou mais de 130 troféus e medalhas em competições internacionais nos últimos 10 anos por sua excelente qualidade, como resultado de sua riqueza de caráter e equilíbrio. A família de rótulos, que vai de Ballantine’s Finest ao exclusivo 40 Year Old, é a mais extensa do mundo do Scotch e é mantida pelo Master Blender Sandy Hyslop, dando continuidade à tradição da label escocesa de Master Blenders que remonta a 1827.
Conhecida por patrocinar grandes festivais e festas internacionais, Ballantine’s direciona cada vez mais sua comunicação para movimentos musicais de expressividade e autenticidade. Seja apoiando a cena underground de DJs ou os principais nomes da nova geração da cena musical brasileira, a marca incentiva e dá visibilidade para artistas ao redor do mundo através de sua plataforma “True Music”. Saiba mais em: https://www.ballantines.com/true-music/

*IWSR volume 2015
*IWSR 2019, by Volume

Sobre Pernod Ricard
A Pernod Ricard é a segunda maior produtora mundial de vinhos e destilados, com €8.824 milhões de vendas consolidadas no Ano Fiscal 2021. O Grupo, que possui 16 das 100 Melhores Marcas de Bebidas Destiladas (Wine Mag), detém um dos portfólios mais prestigosos e abrangentes da indústria, com mais de 240 marcas distribuídas em mais de 160 mercados. O portfólio da Pernod Ricard inclui Vodka Absolut, Ballantine’s, Chivas Regal, Gin Beefeater , Ricard Pastis, Royal Salute, The Glenlivet, Jameson Irish, Martell, Havana Club, Malibu, Mumm, Perrier-Jouët, Passport, Wall Street, Natu Nobilis, Ron Montilla, Orloff, São Francisco e Janeiro; além de vinhos como Jacob’s Creek, Brancott Estate, Campo Viejo e Kenwood. A estratégia da Pernod Ricard se concentra em investir no crescimento a longo prazo e sustentável, permanecendo fiel aos seus valores fundamentais: espírito empreendedor, confiança mútua e ética. A organização descentralizada do Grupo capacita seus 18.500 colaboradores a serem embaixadores locais da sua visão “Criadores de Convivência”. O projeto de sustentabilidade e responsabilidade da Pernod Ricard 2030, “Good Times from a Good Place”, está integrado a todas as suas atividades e matérias-primas, desde grãos até vidro, e a Pernod Ricard é reconhecida como participante LEAD do Pacto Global da ONU. A Pernod Ricard está listada na Euronext (Ticker: RI; Código ISIN: FR0000120693) e faz parte dos índices CAC 40 e Eurostoxx 50.

Sobre a Universal Music Group
A Universal Music Group (UMG) é a empresa líder mundial no mercado de entretenimento, com forte posicionamento nos negócios de gravação, edição musical e merchandising, com selos próprios ou licenciados em 60 países. Tendo o mais abrangente e extenso catálogo de músicas e de gravações em todos os gêneros musicais, a UMG identifica e desenvolve artistas e produz e distribui a música mais aclamada pela crítica e comercialmente bem-sucedida no mundo. Comprometida com a arte, a inovação e o empreendedorismo, a UMG fomenta o desenvolvimento de serviços, plataformas e novos modelos de negócios, a fim de ampliar as oportunidades artísticas e comerciais para seus artistas e criar novas experiências para os fãs. Fazem parte da Universal Music Group as seguintes divisões: a Universal Music Publishing, líder em edição musical; a Bravado, empresa de merchandising de produtos originais dos artistas; e a GTS, divisão global de agenciamento artístico e produção de eventos. A Universal Music Group é uma unidade da Vivendi, companhia mundial de mídia e comunicações.