Tributos e eventos vão homenagear o rei brasileiro da black soul
Neste novembro, mês da consciência negra, quando se comemora o aniversário de Gerson, no dia 30 de novembro, a Universal Music (re)lança o famoso álbum “GERSON KING COMBO – VOL l”, na sua versão original, em long-play. Disponível na UMusic Store a partir do dia 18 de novembro.
“Brother, assuma a sua mente!” Com esse enigmático “grito de guerra”, Gerson King Combo mostrava para o seu grande público – milhares de jovens frequentadores dos bailes do Movimento Black – quem era o rei do soul brasileiro.
Gerson King Combo (antes Gerson Cortes ou Gerson Combo), já na faixa de abertura de seu mais famoso álbum, um clássico da música negra brasileira, proclamava a sua coroa e realeza que o acompanharam até o seu falecimento, em setembro de 2020.
“Mandamentos Black” tornou-se um hino de toda uma geração que experimentava novos sentimentos de orgulho e pertencimento. Uma juventude negra “Black Soul Power” que, em plena ditadura militar, vivenciava novos ares de liberdade para a negritude.
Para homenagear a memória da majestade do soul brasileiro, uma série de eventos de lançamento, tributos e exposições serão realizados, com produção de Ronaldo Pereira (CopaSoul), empresário que cuidou de Gerson nos últimos 15 anos e Zé Octavio Sebadelhe (Hare Rare), jornalista, DJ carioca e “brother” do saudoso King Combo.
Em parceria com a Universal Music, a promoção da nova edição do long-play será repleta de festividades e comemorações.
– No dia 20 de novembro (sábado), na Concha Acústica de Niterói, a Banda Black Rio se apresentará com participação de Carlos Dafé, melhor amigo musical do Rei. Na ocasião, álbuns serão sorteados para o público presente.
– No dia 21 de novembro, domingo, no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo, a Banda Black Rio e Carlos Dafé fazem o baile na l EXPO INTERNACIONAL DO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA.
A l EXPO e feira de empreendedorismo negro terá o álbum GERSON KING COMBO – VOL l” disponibilizado para o público presente, em primeiríssima mão, no estande da Vinil SP.
A série de tributos e eventos comemorativos terão continuidade durante o próximo verão – e no decorrer do ano de 2022 – nos principais palcos das principais capitais.
BREVE BIO DE GERSON KING COMBO
Por Julio Cesar Biar
Nascidos em Madureira, berço do Império Serrano e da Portela, os irmãos Côrtes trilharam caminhos musicais distantes do samba carioca. Enquanto Getúlio se tornou um dos compositores da Jovem Guarda, autor de sucessos como “Negro gato” e “Quase fui lhe procurar”, Gerson foi coreógrafo e integrante de conjuntos de bailes suburbanos. Em 1977, já como Gerson King Combo, lançou o LP obra-prima da soul music brasileira, tornando-se um ícone da cena musical conhecida como Black Rio.
Álbum de funk e soul, gravado com a banda União Black, GERSON KING COMBO – VOL l” tem a produção de Ronaldo Corrêa e a direção artística de Pedrinho da Luz. São dez faixas que fundem orgulho negro e música feita para dançar. Em plena ditadura militar, King Combo proclamou os “Mandamentos black” na faixa de abertura, que viria a ser o seu maior sucesso. O discurso político social também está presente em “Esse é o nosso black brother”, “Hereditariedade” e “Uma chance”. “Dance com as ancas, brother!” convoca o cantor e compositor em “Swing do rei”. O corpo também chacoalha nas irresistíveis “Andando nos trilhos”, “God save the king” e “Blows”. Completam o repertório duas baladas igualmente poderosas, “Just for you” e “Foi um sonho” – os momentos românticos deste baile da pesada.
Recebido com frieza pela crítica da época, GERSON KING COMBO – VOL l” teve sua importância reconhecida nas décadas seguintes. Vinte anos após lançar a versão digital do álbum, a Universal Music o traz de volta ao vinil.