Depois de dar o pontapé inicial no fenômeno sea shanty, que arrebatou o mundo nas últimas semanas, uma das estrelas mais vibrantes de 2021, Nathan Evans, lançou sua faixa de estreia “Wellerman” e “Wellerman 220Kid & Killen Ted Remix” via Universal. Ouça agora em todas as plataformas de streaming.
O gênero está em todo lugar agora e é tudo culpa de Nathan, que fez uma nova geração descobrir as emoções da música folclórica multi-harmonizada com temática de pescador. Tudo começou quando Nathan, de Airdrie, North Lanarkshire, na Escócia, decidiu começar a enviar músicas para o TikTok depois de completar suas tarefas matinais como carteiro. A primeira faixa que ele compartilhou foi um cover de “Leave Her, Johnny”, tradicional cantiga irlandesa que remonta ao início do século passado. Mas o que aconteceu a seguir foi algo fora do normal, com o vídeo acumulando números impressionantes de visualizações. Algo sobre a música e a dedicação carismática de Nathan se conectaram de uma maneira muito, muito grande.
No momento em que Nathan enviou uma versão da balada baleeira da Nova Zelândia, The Wellerman, alguns meses depois, ele ficou no centro de um novo movimento cultural girando em torno dos sea shanties. Até o momento, ele tem mais de 500 mil seguidores no TikTok e The Wellerman acumulou incríveis mais de sete milhões de visualizações. Agora, trabalhando em sua carreira musical em tempo integral, o artista se mantem nas paradas seguindo os passos daqueles que sempre admirou, incluindo Dermot Kennedy e Lewis Capaldi, bem como encontrando fãs improváveis como Andrew Lloyd Webber, Gary Barlow e Ronan Keating, que também enviaram suas próprias interpretações da música, e fazem parte dos atuais 1.6 bilhão de vídeos usando a hashtag #seashanty no TikTok.
Ele começou um amor internacional pelos sea shanties, e viu essa mania arrebatar o mundo, aparecendo em uma variedade de plataformas de posts de futebol a programas de TV do horário nobre. O remix de Wellerman, do produtor britânico 220 Kid, se tornou uma sensação viral, explodindo no Instagram e recebendo apoio total nos programas de rádio Radio 1’s Scott Mills, Nick Grimshaw e Capital Dance’s Mistajam. Antes de seu lançamento, a música já está no Top 20 da Parada Shazam.
Os sea shanties passaram de uma tradição cult para um mainstream febril intermitente. Todo mundo está ligado: o Manchester City criou seu próprio meme de sea shanty antes de um jogo da liga contra o Crystal Palace e Jimmy Fallon e The Roots realizaram uma versão de sea shanty do hit “Drivers License”, de Olivia Rodrigo, no programa de TV Fallon Tonight. O próprio Nathan fez uma versão especial de The Wellerman, que atualmente está em quinto lugar no Spotify Global Viral Chart, como parte da cobertura da BBC do jogo Manchester United x Liverpool na FA Cup.
Num artigo sobre como Nathan deu início a essa tendência global, o The Independent disse: “O frenesi sobre o sea shanty ganhou vida além do TikTok, até mesmo conseguindo um lugar na BBC Radio 4 e sendo pesquisado no Google mais do que em qualquer outro momento da história”. O The Guardian escreveu que os sea shanties “se tornaram uma espécie de obsessão global online” e o LA Times descreveu como os sea shanties “tomaram conta da internet”.
Levantando o ânimo dos que atualmente estão na pandemia, Nathan diz: “Antigamente, quando os sea shanties eram cantados, era para reunir as pessoas, para mantê-las juntas todo o tempo, para manter o moral alto”. E é exatamente o que ele fez um século depois.
Chefe da UK Music Operations no TikTok, Paul Hourican, disse: “Assistir aos vídeos brilhantes e originais de Nathan inspira nossa comunidade e dá o pontapé inicial a uma tendência global, além de demonstrar o poder do TikTok. Ele é um músico talentoso e estamos muito satisfeitos por ele ter encontrado um grande parceiro na Polydor. Estamos ansiosos para trabalhar mais com Nathan e sua equipe e para ver o que vem a seguir”.