PROJOTA LANÇA A PRIMEIRA PARTE DO PROJETO “TEMPESTADE NUMA GOTA D’ÁGUA”

CONHEÇA A CANÇÃO “OMBRIN”, CUJO CLIPE TRAZ A PARTICIPAÇÃO DE TAÍS ARAUJO, MC CAVERINHA E DIREÇÃO DE LÁZARO RAMOS

Tempestade Numa Gota D’Água” é o nome de novo álbum de Projota, que chega hoje em todas as plataformas digitais, com quatro faixas. Ouça e baixe aqui. Em seu repertório, o destaque é o single “Ombrim”, cujo clipe é dirigido por Lázaro Ramos, que também atua no vídeo ao lado da esposa, Taís Araújo. Trata-se da primeira leva de canções que irão compor o disco completo, que conta com direção musical do próprio rapper e que será liberado em etapas até o fim do ano. Como Projota explica, o álbum vem sendo produzido há meses e seu nome surgiu naturalmente a partir de seu entendimento de que todo ser humano é apenas uma gota num universo infinito e que, portanto, precisa de equilíbrio para continuar existindo. “Fazemos parte de um ciclo. Assim como a chuva que cai das nuvens chega ao chão e evapora para recomeçar. Seguimos chovendo”, explica o rapper por meio de suas rimas, que há muito são sua marca registrada.

“Ombrim”, “Salmo 23”, “Sai do Rolê” e “Videogame” são as quatro primeiras músicas de “Tempestade…”. “Ombrim” é esperada por seus fãs desde que foi anunciada. “É uma música que traz positividade e acredito que a galera vai curtir ouvir e assistir neste momento que também precisamos de algum respiro. Ela fala basicamente sobre a minha dificuldade de dançar, pois eu passei minha vida inteira sem saber dançar. Confesso que só comecei a me soltar há pouco tempo. Do meu jeitinho”, diverte-se.

Para apresentar o clipe, que foi gravado antes da pandemia, Projota queria um projeto completo e tinha dois desejos: uma atmosfera anos 1950, 1960, com alusão ao jazz, e convidar Taís Araújo e Lázaro Ramos para estrelarem tal enredo. Deu tão certo que, por ideia de Taís, Lázaro passou também a ser o diretor. No enredo, o casal global aparece também em suas versões “miniatura”, representadas por MC Caveirinha e Sara Christino. Divertido e lúdico, o vídeo gravado no Rio de Janeiro foi feito em plano sequência, exigindo de todos seus atores dedicação máxima já que, nesta modalidade de filmagem, o vídeo é gravado de uma única vez e a melhor sequência é escolhida como a final. Assista agora:

Em “Sai do Rolê”, ele conta com a participação especialíssima de Cynthia Luz – que considerada uma das maiores vozes do rap nacional por Projota – o beat é do InsaneTracks. “‘Sai Do Rolê’ fala sobre a forma como os caras são inconvenientes na forma de abordar uma mulher”, explica ele sobre o pró-feminismo que luta para ganhar mais força entre os seus: “Uma grande parte dos homens não faz ideia do quanto são desagradáveis. Ou são e não se importam em ser, o que é grave”.

Ainda nesta leva da lançamentos, o rapper apresenta “Videogame”, canção em que pela primeira vez fala sobre sexo, mas do seu jeito, é claro, pois o liga ao universo dos jogos virtuais. “A música fala sobre um casal em que o cara joga muito videogame e a garota vai até a casa dele para jogar. E para algo mais”, diz Projota, que reconhece que a música só foi possível por estar intrinsicamente ligada à sua vida: ele e a esposa, Tâmara Contro, são fãs de videogame. Para além da letra, a canção traz ainda uma novidade: a produção do beat é do Nobre Beats e sua batida foi enviada ao cantor cerca de um ano atrás quando, por meio de seu Instagram, ele fez um vídeo convocando possíveis novos parceiros.

Para finalizar, “Salmo 23”, que foi originalmente lançada no dia 10 de abril para levar uma mensagem de esperança às pessoas. Com clipe dirigido por Mariana Zdravca, a letra junta críticas sociais e sua história que inclui a superação de uma depressão. “’Salmo 23’ é sobre como a sociedade nos afeta, sobre a depressão do mundo e também, claro, sobre a minha superação da depressão”, revela sobre a canção que já acumula mais de 3 milhões de views, apenas no Youtube.

Assim é Projota em “Tempestade Numa Gota D’Água”, inovador, pop e sem se esquecer das letras que fazem do seu rap um dos mais contundentes e escutados do país.