A banda norte-americana Pearl Jam lançará seu aguardado décimo primeiro álbum de estúdio, “Gigaton”, pelos selos Monkeywrench Records / Republic Records, em 27 de março de 2020. Internacionalmente, o disco será distribuído pela Universal Music Group International. Produzido por Josh Evans e pelo Pearl Jam, “Gigaton” é o primeiro álbum de estúdio da banda desde “Lightning Bolt”, premiado com um Grammy, lançado em 15 de outubro de 2013.
“Gigaton” já está disponível para a pré-venda por meio do site oficial da banda. O primeiro single do disco, “Dance of the Clairvoyants”, será lançado nas próximas semanas.
“Fazer esse álbum foi uma grande jornada. Foi obscuro emocionalmente e confuso por vezes, mas ao mesmo tempo foi uma trajetória emocionante e experimental para a redenção musical. A experiência de trabalhar com meus companheiros de banda em ‘Gigaton’ me proporcionou mais amor, consciência e conhecimento da importância das conexões humanas nesses momentos”, explicou o guitarrista Mike McCready.
A capa de “Gigaton” traz a foto intitulada “Ice Waterfall”, registrada pelo fotógrafo, filmmaker e biólogo marinho canadense Paul Nicklen. Tirada em Svabald, Noruega, a imagem retrata a calota de gelo de Nordaustlandet, que se derrete em enormes quantidades de água.
Seguido do lançamento de “Gigaton”, o Pearl Jam embarcará para a primeira parte da turnê norte-americana. Com 16 datas anunciadas, as apresentações começam em 18 de março, em Toronto, no Canadá, e terminam com dois shows em Oakland, nos Estados Unidos, em 18 e 19 de abril. Além da turnê de “Gigaton” pela América do Norte, a banda cumprirá com a agenda previamente anunciada para a turnê pela Europa.