A Universal Music Group (UMG), empresa líder mundial no mercado de música, recebeu ontem (20) indicações em quase todas as categorias a 62ª edição do Grammy Awards, que acontece no dia 26 de janeiro de 2020, no Staples Center, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Destacam-se as seis indicações à Billie Eilish, que se torna a artista mais jovem a disputar em todas as principais categorias, como “Artista Revelação”, “Álbum do Ano”, “Gravação do Ano” e “Música do Ano”. Ariana Grande recebeu cinco indicações, incluindo “Gravação do Ano”, por “7 rings”, que também foi nomeada para “Melhor Peformance de Pop Solo”, além de “Álbum do Ano” e “Melhor Álbum Pop”, por “thank u, next”. Na sequência, os artistas com maior número de indicações são J. Cole e Tanya Tucker, com quatro nomeações cada, e Lady Gaga, Taylor Swift e Chemical Brothers, indicados em três categorias cada.
Billie Eilish faz parte da família de artistas do cast UMG, que inclui Black Pumas, Maggie Rogers e Tank and the Bangas, que concorrem na categoria “Artista Revelação”. O álbum “WHEN WE ALL FALL ASLEEP, WHERE DO WE GO?”, de Billie Eilish, está indicado a “Álbum do Ano” e “Melhor Álbum Pop”. O hit “bad guy” concorre aos prêmios de “Gravação do Ano”, “Música do Ano” e “Melhor Performance de Pop Solo”.
A Universal Music Publishing Group (UMPG) recebeu várias indicações nas principais categorias, incluindo três em cada para “Música do Ano”, “Melhor Música de Rap” e “Melhor Música/Performance Gospel”. A superstar da companhia é Billie Eilish, seguida de perto por Ariana Grande, H.E.R. e J. Cole. A UMPG teve, ainda, vários compositores revelação na lista de indicados desse ano: Rosalía, DaBaby, Lil Baby, Nija e Burna Boy, dentre outros.
Na categoria “Melhor Performance de Rap”, o nome de J. Cole aparece duas vezes, por “Middle Child” e por sua colaboração em “Down Bad”, com Dreamville. Já pela participação na faixa “The London”, ele foi indicado para “Melhor Performance de Rap”. “Bring My Flowers Now”, de Tanya Tucker, está concorrendo ao prêmio nas categorias “Músca do Ano”, “Melhor Performance de Country Solo”, “Melhor Música Country”, e seu álbum “While I’m Living” foi indicado a “Melhor Álbum Country”.
A canção “Always Remember Us This Way”, de Lady Gaga, concorre a “Música do Ano”. A faixa faz parte da trilha sonora oficial do longa-metragem “Nasce Uma Estrela”, que também disputa o Grammy na categoria “Melhor Trilha Sonora Mídia Visual”, em que Taron Egerton também concorre com “Rocketman”. Gaga aparece ainda na lista de indicados da categoria “Melhor Música Escrita Para Mídia Visual”, pela música “I’ll Never Love Again”.
Taylor Swift foi indicada na categoria “Música do Ano”, por “Lover”. O álbum homônimo foi nomeado para “Melhor Álbum Pop” e “You Need To Calm Down” concorre ao prêmio de Melhor Performance de Pop Solo”. Já a dupla britânica The Chemical Brothers disputa os títulos de “Melhor Álbum de Dance/Eletrônica”, por “No Geography”, “Melhor Gravação Dance”, com a faixa “Got to Keep On”, e “Melhor Videoclipe”, pelo filme da música “We’ve Got To Try”.
A lista de artistas do cast UMG que receberam duas indicações ao Grammy inclui Lana Del Rey, Post Malone, Drake, DaBaby, Dreamville, BJ The Chicago Kid, Eric Church, Jacob Collier, Danny Gokey, Brittany Howard, Emily King e Nicola Benedetti. A cantora sueca Tove Lo ainda foi indicada ao prêmio de “Melhor Videoclipe”, pelo vídeo de “Glad He´s Gone”.
O álbum “Si”, de Andrea Bocelli, foi indicado a “Melhor Álbum Pop Com Vocal Tradicional”. A cantora Ella Mai concorre na categoria “Melhor Álbum R&B” por “Ella Mai”. Jessie Reyez foi nomeada a “Melhor Álbum Urban Contemporâneo” pelo disco “Being Human In Public”. O selo Decca Broadway, relançado em abril desse ano, recebeu uma indicação pelo revival de “Oklahoma!”, na categoria “Melhor Álbum de Teatro Musical”. A Universal Music Enterprises (UMe) ainda disputa o mesmo prêmio pela gravação original pelo elenco da Broadway de “Ain’t Too Proud to Beg: The Life and Times of The Temptations”, enquanto a Universal Music Latin Entertainment acumula três das cinco indicações na categoria “Melhor Álbum de Pop Latino”, com “Vida”, de Luis Fonsi; “#eldisco”, de Alejandro Sanz; e Sebastián Yatra, com “Fantasía”. J Balvin concorre a “Melhor Álbum Latino de Rock, Música Urbana ou Alternativa”.
SOBRE A UNIVERSAL MUSIC
A Universal Music Group é a empresa líder mundial no mercado de música, com forte posicionamento nos negócios de gravação, edição musical e merchandising, com selos próprios ou licenciados em 60 territórios. O Grupo Universal Music (UMG) possui o mais extenso catálogo da indústria fonográfica, incluindo os mais populares artistas e suas gravações realizadas nos últimos 100 anos. Fazem parte da Universal Music Group a Universal Music Publishing, líder em edição musical, a Bravado, empresa de merchandising de produtos originais dos artistas, e a GTS, divisão global de agenciamento artístico e produção de eventos. A Universal Music Group é uma unidade da Vivendi, companhia mundial de mídia e comunicações.