O impressionante trabalho dramático teve sua estreia digital no dia 23 de agosto
“Reid, em apenas uma palavra, chegou” – The Los Angeles Times
“A partitura de Ellen Reid é acessível da melhor maneira” – The New York Times
“Uma linha tênue entre abstração poética e realidade instigante” – San Francisco Classical Voice
5 de Agosto de 2019 (New York, NY) – A compositora e artista Ellen Reid apresenta o lançamento de seu trabalho vencedor do Prêmio Pulitzer, “p r i s m”, lançado no último dia 23 de agosto, via Decca Gold. Com um libreto escrito por Roxie Perkins, a destemida e desafiadora ópera aborda o tema da agressão sexual e da recuperação e foi encomendada e produzida pela Beth Morrison Projects, em associação com Trinity Church Wall Street.
“p r i s m” teve sua estreia em novembro de 2018, recebendo elogios e aclamação universal em apresentações esgotadas nas costas leste e oeste dos Estados Unidos, como parte do Prototype Festival, de Nova York, e da série da LA Opera Off Grand. Abordando o assunto que está atualmente no centro e no foco dos meios de comunicação, o trabalho de Reid usa vocais assombrosos e instrumentos sonoramente ousados para trazer à tona as lutas psicológicas do abuso sexual e emocional.
Abordando o assunto profundamente pessoal da ópera, Reid diz que “p r i s m é sobre os muros que construímos para nos proteger de nossas próprias trevas, as distâncias que percorremos para não olhar para a nossa história e a enorme coragem necessária para escolher viver depois de uma grande perda, em vez de se desligar do mundo”.
Reid é a mais recente vencedora do Prêmio Pulitzer em música, após a vitória de Kendrick Lamar, em 2018, com o álbum “DAMN”. Ela também é a mais nova contratada da Decca Gold, o novo selo clássico dos EUA, cuja lista inclui Anthony Roth Costanzo, Teddy Abrams e a Filarmônica de Nova York.
“Estou louca para trabalhar com a equipe fantástica da Decca Gold e da Universal Music Group! À medida que continuo aprimorando minha arte, me sinto energizada pela expertise e amplitude do público e aguardo ansiosa grandes projetos que estão por vir“, diz Reid, entusiasmada.
Graham Parker, Presidente da Universal Music Classics EUA, acrescenta: “Ellen é uma artista e compositora destemida, que amplia os horizontes com suas obras musicais. Ela está na vanguarda da música clássica contemporânea e me sinto emocionado por ver um talento tão incrível como o dela se juntar à nossa crescente família da Decca Gold“.
Talentosa compositora e artista, as obras inovadoras e impressionantes de Ellen Reid abrangem sound design, trilhas sonoras, além de composições para coral e ópera. No período de um ano, ela se tornou a primeira compositora a estrear obras nas quatro principais instituições musicais de Los Angeles – a Filarmônica de Los Angeles, a Ópera de Los Angeles, a Orquestra de Câmara de Los Angeles e o Los Angeles Master Chorale.
Sobre a Universal Music Classics, EUA:
A Universal Music Classics é o lar americano das gravações europeias da Decca, Decca Classics, Deutsche Grammophon, ECM e Mercury KX, além do selo norte-americano Decca Gold, que serve como o lar americano de novos artistas clássicos e crossovers. A marca Decca Gold revitalizada estabeleceu parcerias com a Filarmônica de Nova York, o Concurso Internacional de Piano Van Cliburn e o Lullaby Project do Carnegie Hall, além de novas contratações de artistas como Bill Murray, Jan Vogler and Friends, Sarah Brightman, Shulem, Anthony Roth Costanzo , Ponto Vocal, Il Divo, Nadine Sierra e muitos outros. A lista atual de todos os clássicos da Universal Music nos EUA inclui Andrea Bocelli, Lang Lang, Max Richter, Renée Fleming, Cecilia Bartoli, Daniil Trifonov, Anna Netrebko, Tori Amos, Ólafur Arnalds e muito mais.
Siga Ellen Reid