Em 30 de maio, o cantor irá apresentar, pela primeira vez, seu novo álbum, ‘Reconstrução’, em São Paulo
Projeto Acústico MTV marcou toda uma geração e foi responsável por consolidar a carreira de grandes nomes da música nacional e internacional, como Cássia Eller e Nirvana
São Paulo, maio de 2019 – A MTV acaba de confirmar o retorno do ‘Acústico MTV’, projeto musical que recebeu performances épicas e deu origem a diversos álbuns de sucesso de grandes artistas do cenário nacional e internacional. E, para marcar essa nova fase, Tiago Iorc apresenta, pela primeira vez, seu novo álbum, ‘Reconstrução’. O show exclusivo para convidados será gravado em 30 de maio. A apresentação será exibida pelo canal, em data ainda a ser definida.
O retorno do projeto foi viabilizado através de uma parceria entre a Viacom/MTV, a F/Simas (escritório que gerencia a carreira do artista Tiago Iorc) e a Universal Music. Unindo as sinergias dessas três frentes, o projeto ganhou corpo e força e, ao final deste mês de maio, será concretizado em uma gravação para convidados, em São Paulo.
“Todo mundo tem um Acústico preferido, uma história pessoal para contar sobre esse projeto que marcou a história da MTV. Por isso, estamos vibrando tanto com a retomada desse projeto”, comenta Tiago Worcman, Vice-Presidente Sênior da MTV América Latina. “Contar com o Tiago Iorc, que também está retornando após um período longe dos fãs, é demais. Não poderia acontecer melhor parceria para esse momento!”, completa.
“O Acústico MTV ocupa um lugar bastante especial na memória afetiva de todos nós ligados à indústria da música no Brasil. Ter o Tiago como o primeiro artista dessa nova geração a reviver esse projeto anos depois é uma enorme satisfação”, avalia Felipe Simas, empresário de Tiago Iorc.
“É com muita alegria que a Universal Music participará da reestreia do projeto “Acústico MTV”, que em sua história já produziu antológicos álbuns de importantes artistas nacionais. Estamos comemorando essa nova fase e com mais motivos ainda, porque agora traz o repertório do talentoso artista Tiago Iorc. O momento é muito oportuno, pois marca o retorno do cantor e compositor e também desse marcante projeto da emissora. Será um dia histórico para a música brasileira”, comenta Paulo Lima, Presidente Universal Music.
No Brasil, o ‘Acústico MTV’ já recebeu grandes nomes como Legião Urbana, Rita Lee, Gilberto Gil, Capital Inicial, Charlie Brown Jr, Cidade Negra, Kid Abelha, Zeca Pagodinho, Ira, Titãs, Gal Costa, Os Paralamas do Sucesso, Lulu Santos, Cássia Eller, Roberto Carlos, Jorge Ben Jor, O Rappa e Sandy & Junior. A última edição brasileira foi gravada em 2011, com Arnaldo Antunes.
O ‘Acústico MTV’ do Kid Abelha, até agora, é o mais vendido da história do projeto: mais de 2 milhões de cópias em formato físico, somente no Brasil. O Acústico dos Titãs, era o antigo recordista, com mais de 1,7 milhão de cópias. O projeto já ganhou no total seis Grammys, nas categorias ‘Melhor Álbum de Rock Brasileiro’ (Paralamas do Sucesso, Cássia Eller e Lobão), ‘Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro’ (Lenine) e ‘Melhor Álbum de Samba/Pagode’ (Zeca Pagodinho e Paulinho da Viola).
Entre os shows internacionais, o ‘MTV Unplugged Nirvana’, gravado em 1993, em Nova York, é o grande destaque. Este foi o primeiro álbum ao vivo da banda, lançado em novembro de 1994. A versão em DVD foi lançada em 2007. O álbum estreou em 1º lugar na Billboard e ganhou a primeira posição em diversos outros países. Além disso, está entre as obras póstumas que mais venderam na história. Comemorado pela crítica, sua principal característica foi o fato de ter sido capaz de desassociar a banda do grunge, movimento ao qual estava sempre associada.
Além da banda Nirvana, outros nomes internacionais que pisaram no palco do ‘Acústico MTV’ foram Paul McCartney, Bob Dylan, Florence + The Machine, Oasis, Stone Temple Pilots, Eric Clapton, Alanis Morissette, Lauryn Hill, Alice In Chains, Pearl Jam e Jay Z.
Tiago Iorc apareceu no cenário musical em 2008, quando foi lançado seu primeiro álbum, ‘Let Yourself In’. O disco trazia dez faixas em inglês e alcançou o sétimo lugar na Billboard Japonesa. Seu segundo trabalho foi ‘Umbilical’, também com músicas em inglês. Tiago começou a compor em português somente no terceiro álbum, ‘Zeski’, lançado em 2013, que trouxe parcerias com Maria Gadú e o cantor Silva.
Em 2015, Tiago lançou ‘Troco Likes’, seu quarto trabalho, que teve como grandes sucessos os singles ‘Coisa Linda’ e ‘Amei Te Ver’. Por esse disco, teve duas indicações ao Grammy Latino. Em 2016, em parceria com Sandy, lançou ‘Me Espera’ e gravou seu primeiro disco ao vivo, ‘Troco Likes Ao Vivo’, vencedor do Grammy Latino de 2017 na categoria ‘Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa’.
Após um período afastado da mídia, Tiago acaba de apresentar ‘Reconstrução’, um álbum audiovisual que bateu diversos recordes de performance nas 24 primeiras horas desde o seu lançamento nas plataformas de streaming.
***
A Viacom International Media Networks (VIMN) Américas é proprietária e opera um portfólio de diversas marcas de entretenimento que inclui MTV, Nickelodeon, Nick Jr., Comedy Central, Paramount Channel, Porta dos Fundos, Telefe, VH1, e seus respectivos canais em HD na América Latina (incluindo o Brasil). O portfólio da companhia inclui ainda a marca Tr3s, nos Estados Unidos, voltada a uma ampla audiência de norte-americanos hispânicos e os acordos de programação da VIMN no Canadá com a Corus Entertainment para Nickelodeon e Bell Media para MTV e Comedy Central. A VIMN também alcança um crescente número de consumidores conectados digitalmente por meio de seus múltiplos websites e sua vasta oferta de aplicativos móveis que incluem MTV Play, Comedy Central Play e Nick Play. Além disso, oferece produtos de conteúdo móvel diretamente ao consumidor, como Noggin para crianças em idade pré-escolar, e BET Play, aos fãs da cultura afro-americana. Para mais informações sobre nossas marcas e negócios, nos siga no Twitter (@VIMNPrensa), canal em que divulgamos as últimas notícias, imagens e vídeos.
***
A MTV Brasil tem como público-alvo os jovens, principalmente na faixa etária de 15 e 30 anos – quase metade da audiência do canal é formada por pessoas de 18 a 34 anos. A MTV é top of mind dos jovens brasileiros: reúne programação variada e multiconectada, assim como o perfil de seus espectadores. Só no Brasil, são mais de 15 milhões de domicílios assinantes, com potencial de impacto de aproximadamente 47 milhões de pessoas. A marca MTV está presente em várias plataformas digitais: no app MTV Play, Facebook, Instagram, Twitter, Google Plus, Spotify, Snapchat e Rede Music. Fazem parte da grade de programação do canal produções locais como ‘De Férias com o Ex Brasil’, ‘Are You The One? Brasil’, ‘Catfish Brasil’ e o sucesso internacional ‘Adotada’ – produção original brasileira indicada ao Emmy International® 2016 na categoria ‘Programa de Entretenimento Não Roteirizado’ – além de reality shows, séries e animações internacionais. A MTV também apresenta sucessos do portfólio da Viacom Internacional, como ‘Super Shore’ e ‘Jovens e Mães’, além do melhor do conteúdo global do canal, dublado em português e com opções legendadas. Proporcionar experiências relevantes aos jovens, trazendo para o Brasil grandes eventos que a marca faz em outros países, é um dos objetivos da MTV.
***
A Universal Music Group é a empresa líder mundial no mercado de música, com forte posicionamento nos negócios de gravação, edição musical e merchandising, com selos próprios ou licenciados em 60 territórios. O Grupo Universal Music (UMG) possui o mais extenso catálogo da indústria fonográfica, incluindo os mais populares artistas e suas gravações realizadas nos últimos 100 anos. Fazem parte da Universal Music Group a Universal Music Publishing, líder em edição musical, a Bravado, empresa de merchandising de produtos originais dos artistas, e a GTS, divisão global de agenciamento artístico e produção de eventos. A Universal Music Group é uma unidade da Vivendi, companhia mundial de mídia e comunicações.
** Tiago Iorc | Créditos Imagem: Rafael Trindade