O cantor e compositor Ramonzin, um dos artistas do DUTO, coletivo criativo do bairro de Madureira, Zona Norte do Rio, que recentemente entrou para o cast da Universal Music, lança hoje a música e o clipe de “Valei-me”.
O novo single quebra paradigmas na carreira de Ramon, que surpreende com um bolero em clima noir, enquanto mantém sua rima afiada e a crônica urbana herdada do rap, sua primeira escola. Como mostra um trecho de “Valei-me”: “É o instinto selvagem / O desejo e o ensejo / Maquiagem borrada / Igual suas verdades / E quem vem na fé / O Diabo à paisana / Não se sabe quem é, não dá pra confiar Vagabundo ou cana”. A letra reproduz uma crítica comportamental e cotidiana, com um discurso de inconformismo e elevado nível no senso de atualidade.
Composição de Ramon, com arranjos de Paulo Ney, a música ganhou uma produção rebuscada de Rafael Tudesco e Du Brown. O videoclipe dirigido e produzido por Gustavo Tissot traz esse clima soturno, ambientado num cabaré, com as fatídicas figuras da noite na plateia assistindo ao número de Ramonzin – vestido de terno cor de vinho e cigarro encaixado na orelha – cantando em voz grave os versos da canção. O clipe contou ainda com a percussão de Mafram e uma orquestra de violinos sob a regência de um maestro.
Ramon falou um pouco sobre a música e o clipe: “Tive um longo caminho de aprendizado e evolução trabalhando ativamente no Rap. Eu sabia que precisava amadurecer mais alguns pontos, que me levariam para outro estágio. Passado esse momento, você automaticamente se provoca a explorar o novo. ‘Valei-me’ é a junção da contestação social que aprendi no Rap com o amadurecimento musical que construí lentamente, ao longo dos anos. É o lançamento de algo novo, com forte propriedade na retórica comportamental abordada e as raízes que sustentam as características musicais de uma obra eterna”, explica ele.
Ramonzin é o segundo lançamento do Duto na gravadora: Formado pelos artistas Malía, QXÓ, Ramonzin, 3RDW e Dughettu, o selo DUTO tem foco na construção de novas matrizes sonoras e no desenvolvimento de talentos da música negra urbana. O quartel-general deste elenco fica em Madureira, no Rooftop Duto, cobertura localizada no prédio mais alto do bairro, com uma visão panorâmica do coração da Zona Norte do Rio de Janeiro.
Madureira tem se tornado um importante centro cultural do Rio de Janeiro. Atraindo cada vez mais jovens da Zona Sul, Centro e região da Barra da Tijuca, o bairro transforma-se a cada final de semana num imenso bulevar cultural, com apresentações musicais, performances artísticas e uma cena crescente de moda, cinema e teatro. E o Duto participa ativamente desta verdadeira revolução social e cultural. E dá voz a estes artistas.
Recentemente, outro artista do coletivo lançou sua primeira música e clipe na nova parceria: o rapper QXÓ, com “Essa Vida”. Confira.
Mais sobre Ramonzin
Sempre ligado à cena alternativa, Ramonzin envolveu-se com o rap através do skate. Começou a participar das rodas de rima com seus amigos na Lapa e acompanhou ativamente várias fases importantes do hip hop. Em 2010, lançou seu trabalho solo com o single “Se ela soubesse”, que gerou forte repercussão por todo o Brasil com mais de 1 milhão de acessos e grande veiculação nas rádios. Em 2014, lançou o seu primeiro disco solo, “Circo dos motivos”, produzido por ele e com participação do produtor Du Brown. Além de rapper, Ramonzin é trompetista e beatmaker, já gravou com MV Bill e fez uma releitura da canção “Samba e Amor”, autorizada pelo próprio autor, Chico Buarque.
Para saber mais, acesse:
Facebook
Youtube