A noite de ontem (19) reuniu a nata da MPB, na 28ª edição do Prêmio da Música Brasileira, que celebrou a obra do cantor e compositor Ney Matogrosso. Na festa, realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, três artistas da Universal Music foram premiados: Alice Caymmi levou o prêmio de ‘Melhor DVD’ pelo projeto “Rainha dos Raios Ao Vivo” (direção de Paulo Borges), Ivete Sangalo recebeu o troféu de ‘Melhor Cantora de Canção Popular’ e Zeca Pagodinho foi eleito ‘Melhor Cantor de Samba’.
Depois do homenageado, Ivete Sangalo subiu ao palco para interpretar o clássico “Sangue Latino” (João Ricardo e Paulinho Mendonça), lançada em 1973, no primeiro álbum do Secos & Molhados, banda que lançou Ney Matogrosso. Logo após, Alice Caymmi e a atriz e cantora Laila Garin interpretaram juntas “Bomba H” (Itamar Assumpção/ Alzira Espíndola), de 1986, canção gravada por Ney no álbum “Olhos de Farol” (1998). Na sequência, Lenine subiu ao palco para interpretar “Bicho de Sete Cabeças II” (Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e Renato Rocha). Outro artista com passagem marcante pela Universal Music a se apresentar foi Pedro Luís, que interpretou “O Mundo” (André Abujamra), canção de 1985 registrada no álbum “Vagabundo” (2004), projeto de Ney com Pedro Luís e a Parede.
Em 2008, a Universal Music lançou a caixa “Camaleão”, com 17 CDs do artista, resultado de sua primeira fase como artista solo (1975 até 1991). Em 2011 foi para as lojas a caixa “Metamorfoses”, com mais 16 discos da discografia de Ney, de 1993 até 2011. A Universal surpreendeu o mercado com um feito histórico para a nossa música: o lançamento das caixas reuniu toda a obra individual de um artista contemporâneo, que além da Universal passou por três grandes gravadoras, Warner, Sony e EMI. Hoje, a obra completa do artista em sua carreira solo na Universal Music, já está disponível nas lojas digitais.